Fundado em 28 de Setembro de 1998

3 de abril de 2020

A Dieta da Mente - Dr. David Perlmutter



A DIETA DA MENTE  

a surpreendente verdade sobre o glúten e os carboidratos 
os assassinos silenciosos do seu cérebro

Dr. David Perlmutter com Kristin Loberg





Minhas impressões de leitura e questionamentos aos leitores


                                                    “Em casa, eu só sirvo comida cuja história eu conheço.”  Michael Pollan


Nas primeiras páginas do livro, A Dieta da Mente, o Dr. David Perlmutter nos faz voltar ao passado e travar  uma conversa com o homem paleolítico contando como é a nossa vida hoje. Tecnologia de ponta, alimento em abundância, a saúde com os avanços todos e também as doenças modernas. O homem do passado teria dificuldade de entender tudo isso. Diabetes? Obesidade? Doença cardíaca? O que é isso? Eles não conseguiriam entender nada disso.

Uma dieta sem glúten pode resolver a sua dor de cabeça. Você já pensou nisso?

Você que trate de ler, estudar e encontrar os caminhos para uma saúde melhor. Perceba os paradigmas e quebre-os se possível! Ou você acha que alguém vai fazer isso por você?

São 60 anos de exaltação dos carboidratos em detrimento das gorduras saturadas. Um dia toda essa farsa poderá acabar e para isso é preciso buscar o conhecimento, um mínimo de percepção fará o castelo desmoronar. Pelo menos na sua vida.

Você tem a "doença do fígado gorduroso" e pensa que deve evitar as gorduras, não é mesmo? Açúcar, frutose, você ingere de montão! Carboidratos, você manda para dentro! Será que isso está certo? Não seria isso a causa de sua doença? Pergunte ao seu médico sobre a demora de sua cura! Seja questionador!

Querem saber por que a epidemia da obesidade se instalou em muitos lugares do mundo? Porque nós nos empanturramos de carboidratos em detrimento das boas gorduras. O contrário é o que o nosso organismo reconhece; comer mais das boas gorduras e uma dieta pobre em carboidratos. Isso emagrece!

O óleo de coco, MCT (triglicérides de cadeia Média), é importante no tratamento de Alzheimer.

Estar no lugar certo na hora oportuna é algo maravilhoso! E isso aconteceu com aquele menino de quatro anos, Stuart, que recebeu um diagnóstico de TDHA e a mãe preferiu os conselhos do Dr. David Perlmutter. Ao saber da sensibilidade ao glúten, fez a dieta correta e ocorreram mudanças na vida daquela criança.

O que você tem a perder numa dieta sem glúten? Talvez a sua dor de cabeça! Sim, aquela que te inferniza todos os dias.

Quer um poderoso anti-inflamatório? Exercite-se! E mais... O movimento físico é vital para o cérebro.


Se isso não é rotina na sua vida, comece a repensar a possibilidade: luz – dia, levante-se / escuro – noite, vá dormir! Porque o ciclo ou ritmo circadiano comanda a nossa vida e saúde.

Uma boa noite de sono prevê benefícios à saúde do cérebro e do corpo como um todo. Os que trabalham à noite têm mais probabilidade de adquirir doenças, pelo sono acidentado, irregular. E falando em sono, quem entra em cena é a 'leptina", um importante hormônio que coordena as respostas inflamatórias do corpo entre muitas outras coisas. Você sabe onde "mora" a leptina? Nas células adiposas. A queda da leptina aumenta a fome. E o sono, onde entra nessa história? Pois é, a privação do sono provoca a queda da leptina. Daí, já viu, né, a fome monstro que vai aparecer. Tenha uma boa noite de sono, equilibre o nível de leptina!

O sono, sem a intervenção de medicamentos é o melhor para o cérebro porque controla uma série de hormônios. 

O autor apresenta um programa dietético de 4 semanas de baixo carboidrato que poderá deixar o seu exame de sangue mais equilibrado. Transtornos mentais, condições neurológicas crônicas, TDAH e outras doenças podem ficar só no seu passado ou serem minimizados os sintomas. E o seu cérebro poderá trabalhar na capacidade máxima. 


No livro tem receitas, cardápios e  um programa alimentar de 4 semanas: Foco na comida – Foco nos exercícios – Foco no sono – Permanência dos novos hábitos.

Inicie o seu dia com ovos! O alimento mais perfeito. Com essa você não contava, não é mesmo?

Então, você morre de medo do colesterol alto? Pois saiba, o seu fígado fabrica mais de  80% do colesterol medido no exame de sangue. Talvez, nem o seu médico saiba do “mito do colesterol”. Sim, nós fomos enganados! O colesterol, normalmente, não tem nada a ver com os problemas cardiovasculares. Duvida? Vá pesquisar!

Manter a saúde do cérebro é muito importante porque se ele fica debilitado todo o corpo vai sentir, dificultando uma vida plena e feliz.


Algumas frases do livro, A Dieta da Mente  -  Dr. David Perlmutter: 


“Cada refeição deve conter uma fonte de gorduras e proteínas saudáveis.”

“O exercício ideal e abrangente deve conter uma mistura de treinamento cardiovascular, de força e alongamento.”

“Quanto mais você se movimenta ao longo do dia, mais o seu cérebro tem a ganhar. “

"Mas tenha em mente que um modo de vida livre do glúten e dos carboidratos em excesso é, na minha opinião, o mais pleno e gratificante que existe."

"Para muitos, a saúde pode não ser a coisa mais importante na vida. Mas, sem ela, nada mais importa. E quando você tem saúde, quase tudo é possível."

"Nem sempre é possível controlar o que é posto nos produtos, mas você pode controlar o que é posto no seu prato." David Perlmutter

                                          


Obs.: Esses questionamentos são para aguçar  a sua curiosidade de leitura e conhecimento. 
          Faça exames periódicos. Não deixe de consultar o seu médico! Converse com ele!


2 comentários:

  1. Sonia, excelente contribuição. Eu, que já acompanho suas postagens em prol da saúde e boa alimentação no face, não me surpreendi tanto, mas para os que leem pela primeira vez, é realmente uma grande novidade. Preciso tomar coragem para sair da reação à ação. É uma boa promessa para 2015. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rita, eu não consigo mais ficar sem ler livros sobre saúde, sempre tem um na minha "listinha". O que não me sai da cabeça é "O Fator Homocisteína" - Dr. Kilmer McCully e Martha McCully. De vez em quando eu acho algum em pdf disponível na web. Ah, eu já coloquei em prática desde o dia 8/12 os exercícios físicos, fui para a academia. Leia as palavras que me impulsionaram: "Quer um poderoso anti-inflamatório? Exercite-se!". Eu não resisti. rs
      Obrigada, pela interação. O espaço aqui dos comentários é para conversarmos, debatermos sem preocupações.

      Abraços! Sonia Salim

      Excluir

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.