Fundado em 28 de Setembro de 1998

APRESENTAÇÃO


Poderíamos ler solitariamente, enriqueceríamos-nos. Mas, ao debatermos, crescemos interiormente . O eu é formado por uma série de espelhos. Quanto mais lemos, mais falamos, mais agimos, temos um tesouro maior. Já vimos que, a cada leitura, fazemos conexões com outros livros, com outras linguagens. Cada um tem uma contribuição importantíssima a dar ao outro. Crescemos com nossos erros também. Agora o que vamos fazer com isto? Cada um deve achar sua resposta.

Segundo José Castello, o leitor lê, sempre, em função de algo que envolve o livro – seja a linguagem, a sociedade, a história. Por mais que não queira, ele aplica seu percurso intelectual, sua bagagem, ao livro que abre. Mas o leitor também pode ser um viajante… de férias.

Ao largar sua bagagem técnica, intelectual, o leitor se dá a liberdade de reinventar o livro que lê. Leitores comuns, que desembarcam na literatura vindos das mais longínquas procedências – a educação, a psicanálise, a física, as artes plásticas – compõem a maioria dos frequentadores do clube de leitura. Cada um de nós lê com o que tem (a educação, a psicanálise, a astronomia, etc.). Mais que isso: Lê com o que “é”. Quando abrimos um livro, imitamos os leitores românticos: em vez de decifrar o que lemos, queremos ser fisgados pelas palavras. Castello nos vê como reinventores, coautores.

Dos nossos leitores não se exige coerência, rigor, argumentação. Só se pede uma coisa: que se entreguem e, assim, na experiência da aventura, reconstruam o livro a partir do que conseguem ler. Não lemos para testar teorias, ou para vigiar estilos, ou para conferir procedências. Lemos para ser.

Não existem leitores “puros” - trazemos sempre alguma bagagem nas mãos. Mas existem leitores leigos: aqueles que largam suas valises pelo caminho e correm, de coração aberto, em direção a um livro. Mais ainda: aqueles que, ao se aproximarem de um livro, despem seus mantos e sobretudos, abandonam chapéus e cachecóis, e se expõem de corpo aberto à leitura.

Queremos no clube de leitura leitores que conseguem ler com o coração desarmado, que se surpreendem, se espantam, se deixam afetar pelo que lê.

(Texto construído a partir de artigo de José Castello com algumas inserções e alterações)






Um olá do clube de leitura Icaraí

O Clube de Leitura de Icaraí reúne pessoas que, para além de todas as diferenças, sentem prazer na leitura e querem compartilhá-la. Durante a pandemia adotamos as reuniões online por segurança e atualmente mantemos as reuniões online e passamos a realizar as reuniões presenciais em locais previamente combinados entre os participantes. A escolha dos títulos é feita segundo iniciativa de qualquer participante que propõe o livro a ser lido, data, hora e o local de encontro, se for para reunião presencial, ou promove a reunião online pela plataforma que preferir (Skype, Google Meets, Zoom, etc.).

A essência do clube de leitura é o encontro nestas reuniões. Mantemos também canais de comunicação, através de grupos de discussão no Google (Junte-se ao clube no google), no Whatsapp ( Clic aqui ou envie o número do seu smart phone para conciergeclic@gmail.com) e no Facebook, os quais permitem a participação, mesmo que só virtual, de pessoas que não podem comparecer aos encontros mensais. Também é uma forma de mantermos o contato e debatermos tópicos de interesse comum, que eventualmente não são totalmente abordados nas reuniões por falta de tempo. Havendo interesse em participar das discussões online peça para ser adicionado nos links acima.



Prédio da Reitoria da UFF, localizado na Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói, RJ.



Este blog visa registrar alguns momentos do Clube de Leitura Icaraí, além de tornar de fácil e amplo acesso informações básicas, tais como o livro que estamos lendo, horário e local das reuniões. O conteúdo do blog é, direta ou indiretamente, contribuição dos vários participantes. O espaço está aberto aos que já participam e a pessoas que queiram trocar impressões sobre leituras, sugerir livros que valham a pena serem lidos e interagir direta ou indiretamente com os participantes. Caso tenha lido algum dos livros que já lemos, te convidamos a deixar suas reflexões nas postagens correspondentes. O blog está sendo lentamente preenchido (ou melhor, estofado) e, aos poucos vamos deixando as nossas. Teremos muito prazer em contar com sua colaboração. Deixe seu recado, participe das enquetes, assine o livro de visitas!

O clube dá boas vindas a novos integrantes. A entrada é franca. Havendo oportunidade, participe!




Este clube tem história

O Clube de Leitura surgiu em outubro de 1998 com um grupo de amigos que decidiu ler o mesmo livro e se reunir posteriormente para comentá-lo. O resultado foi gratificante e as pessoas decidiram prosseguir com a ideia. Inicialmente as reuniões se revezavam nas casas dos participantes e permaneceram assim por cerca de 1 ano e meio. Em março de 2001 o grupo passou a se encontrar no bistrô da Livraria Ver & Dicto onde permaneceu até abril de 2007 por ocasião do seu fechamento. Em setembro de 2008, por iniciativa do, na época, vice-reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do diretor da Editora da UFF (EdUFF), o grupo começou a se encontrar na Livraria Icaraí dessa Editora. Em setembro de 2009, devido ao fechamento da Livraria para reforma, as reuniões passaram a serem realizadas no prédio da Reitoria da UFF. Inicialmente no Hall (de setembro de 2009 à fevereiro de 2010) e posteriormente, na Sala dos Conselhos, que fica no terceiro andar da Reitoria da UFF (de março de 2010 à abril de 2011). Em maio de 2011, com o fim das obras, voltamos a nos encontrar na Livraria Icaraí da EdUFF. Com a mudança da diretoria da Editora da UFF no final de 2015, o espaço da Livraria no horário tradicional de nossos Encontros nos foi interdito, e passamos a nos reunir na Varanda do Teatro da UFF, mudando os dias de Reunião para as segundas Quintas-feiras mensais, no horário das 19:00h, a partir de Maio de 2016. Atualmente as reuniões ocorrem presencialmente e online, dependendo da disponibilidade dos participantes. Para acompanhar a agenda e participar dos debates solicite inclusão no whatsapp do Clube pelo email conciergeclic@gmail.com. 


No aniversário de 1 ano do clube, em sua 3a. fase (setembro de 2009), o grupo completou um total de 80 livros lidos.



Embora nos reunamos dentro de uma universidade federal, e alguns de nós sejam acadêmicos, não somos um grupo acadêmico. Contamos com o apoio do diretor do Teatro da UFF, o Senhor Robson Leitão, mas o clube funciona independentemente de forma democrática com a participação de todos que quiserem colaborar. Agradecemos a todos que tornam a leitura uma experiência tão gratificante em nossa vida.

Correspondência deve ser enviada para:

Evandro Paiva de Andrade
Rua Coronel Moreira César 447/1601 - Icaraí - Niterói - RJ - 24230-054


Quem somos nós? 


Faça parte do nosso Clube de Leitura Icaraí:


Oi pessoal,

O CLIc é um clube de leitura e leitores e, portanto, além dos livros que debatemos, gostaríamos de apresentar neste espaço os leitores do nosso Clube. 

Faça também sua adesão ao blog, caso ainda não seja membro. É só ir no botão PARTICIPAR DESSE SITE, abaixo de Seguidores, na aba lateral direita, e fazer a adesão.

Nós do CLIc gostamos muito de ação e participação. Tome a iniciativa e contribua para o engrandecimento de nosso grupo!

O CLIc agradece.


Fale conosco através da conciergerie em conciergeclic@gmail.com;


5 COMENTÁRIOS:

11 comentários:

  1. Olá! Gostei do novo visual do blog!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a escolha de fevereiro. Mal posso esperar.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo belo espaço criado para as leituras. Querendo uma boa notícia no mundo das letras? Você pode acessar http://encontrodeescritores.com.br Estamos com um convite especial para o 27º salão do livro e da Imprensa de Genebra na Suiça. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. olá, gostaria de saber qual será o título do próximo livro que será debatido, bem como a data do debate, desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  5. Adorei conhecer a iniciativa, pena que cheguei um pouco atrasado e perdi Silviano Santiago e o seu Machado que li com muito entusiasmo. Fã de Machado, tornei-me fã de Silviano. Niterói faz parte da minha história, pois morei muitos anos nessa cidade onde tenho familiares. Vou tentar me inserir no Clic, presencialmente ou on line. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia eu sempre leio quando tenho teemp é adoro as oposições de leitura da uff

    ResponderExcluir
  7. Como faço para fazer parte do Clube de Leitura Icaraí?

    ResponderExcluir
  8. Auditora Fiscal, passei minha vida lidando com números,cifras e valores. Hoje, aposentada, octogenária, convivo com a literatura. Não mais números e tributos, mas letras; histórias, romances e poesias, ao lado de grandes companheiros que me ajudam a caminhar.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde. Gostaria de saber como faço para participar do grupo. Tentei entrar no grupo do WhatsApp pelo link que está aqui, mas ele não é válido... existe outro grupo?

    ResponderExcluir

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.