Fundado em 28 de Setembro de 1998

6 de dezembro de 2023

Clube do Conto Icaraí - Reunião 1 - Entre irmãos: José J. Veiga


O Debate foi realizado pelo ZOOM

Conto - Entre irmãos: José J. Veiga  ←---- (clique aqui para ler o conto)

Data: 11 de maio 19:30 h - Icaraí

O tempo máximo de uma reunião pelo Zoom é de cerca de 40 minutos e, por isso, foi necessário abrir uma segunda sessão para continuarmos a Reunião.

Dezessete pessoas acessaram o aplicativo durante as duas sessões que realizamos, algumas (7) (Amanda, Rose, Eduardo II, Benito, Lúcia, Solange e Nair) apenas na primeira sessão. Benito teve problema com o microfone, mas escutou toda a sessão, fazendo comentários pra mim posteriormente. Nair acessou a plataforma, mas não pode ficar e saiu em seguida.  Disse-me que na próxima ela fica. Na segunda parte da reunião entraram 6 novos participantes: Eduardo Leite, Renata, Ceci, Adriana, Benites e Joana.   Participaram de ambas as sessões 4 leitores / leitoras: Silvana, Elenir, Eloisa e Evandro. 

O autor, José J. Veiga, é considerado um dos maiores autores em língua portuguesa do realismo fantástico e talvez por essa razão tenha surgido uma interpretação do conto interessante, feita pela Solange, de que os irmãos se tratavam, na verdade, de apenas uma pessoa, um Doppelgänger, que se encontrava consigo mesmo ao retornar à casa materna 17 anos depois de estar solto no mundo, sem contato nem notícia. Foram levantadas algumas objeções quanto a esta interpretação. 

Eloisa, por exemplo, não viu realismo mágico no texto. Discordou da ideia de ser um só adulto se olhando mais jovem. Para ela, o texto trata da incapacidade de comunicação, após tantos anos, entre dois irmãos. Há um desconhecimento de ambas as partes. O encontro se torna um suplício pela falta de intimidade. O narrador acha haver intromissão do mais novo na família, inicialmente. Mas, ao final, conclui   "O intruso sou eu, não ele". Entre eles há um diálogo vazio, coisas superficiais, quebrado com a chegada da vizinha, quebrando a tensão íntima do narrador e, possivelmente, do caçula.   Finalmente poderão agir: buscar um padre para a mãe doente.  Esse conto mostra não bastar a consanguinidade, que relações fraternas requerem intimidade para construção de amor, do amor fraterno. Amor não é mera convenção. Eloisa disse que viveu essa experiência ao conhecer dois irmãos, “filhos de meu pai com outra mulher.  Tentamos, mas não deu.  Só eu falava, tentava...Quando os conheci, eu já tinha meus 25, 26 anos. Eles eram muito tímidos, dois adolescentes.” Na Reunião, o conto com o qual quis associar o diálogo vazio do texto foi Missa do galo, quando Conceição percebe que não ia alcançar seu objetivo. Começa a olhar gravuras, falar de coisas triviais… assim como o narrador deste conto, que fica olhando sapatos do irmão, roupa. Essas observações feitas pelo narrador sobre a roupa e sapatos do rapaz poderia ser uma evidência da objetividade do encontro. É comum, em situações de certa tensão, nosso olhar se fixar em detalhes exteriores do ambiente...gravuras, rachaduras, pinturas etc. Nosso pensamento vagueia. Eloisa concluiu dizendo: "o conto tem me levado a recordar muitas coisas do passado. Que vida cheia de eventos familiares complexos, foi a minha."

Benito, ao se contatar comigo posteriormente, embora tenha achado interessante a interpretação, releu o conto mais de uma vez para encontrar evidências da mesma mas acabou achando uma que a contesta: em certa parte o narrador, que vive em hotéis,  diz que nunca pensou em ter um cão o que, segundo o rapaz, era algo impeditivo para ele querer viver num hotel, mesmo que fosse de graça, porque nesse caso ele não poderia ter um cão como companhia. A interpretação, segundo ele, só faria sentido se se tratasse de um personagem esquizofrênico. Se a interpretação de Solange fosse ou for possível, salvaria ou salva o conto de um problema de foco narrativo: um narrador em primeira pessoa parece onisciente, sabe o que se passa na cabeça de seu presente ou imaginário interlocutor.

Elenir, no entanto, concordou com Solange porque lhe pareceu que fosse como um sonho. Quando o narrador entrou na sala era como se ele se visse. O rapaz estava com a mesma idade que ele tinha quando saiu de casa. Então ele estava se vendo quando saiu, as dúvidas que tinha, o que a mãe lhe dizia, o sapato surrado que ele usava. Ele estava lembrando, então não deixa de ser o realismo mágico. Na hora que a vizinha veio lhe falar ele despertou. 

Silvana relatou uma experiência similar que teve ao encontrar um irmão numa situação em família que também a constrangeu bastante. A figura de um estranho-irmão é algo muito forte em nossa vida e a intensidade dos sentimentos dependerá muito da história pessoal de cada um. Às vezes a relação entre irmãos que se conhecem desde sempre já pode ser algo complicado imaginem a descoberta da existência de um irmão que trouxesse consigo toda uma história que não fosse bem digerida. 

Rose adorou o conto. E se surpreendeu como, com tão poucas linhas, o autor conseguiu dizer tanto. Embora tenha gostado dos relatos, não viu menção quanto à "qualidade" ou à apreciação dos leitores. Ela acha importante que se destaque isso. 

Ceci achou bem interessante como diante de um texto (como de qualquer outra coisa) as pessoas interpretam de várias maneiras, cada uma, quem sabe, por conta das projeções e vivências. Por ser uma profissional que lida com o subjetivo, gosta muito dessa discussão solta, sem a preocupação de dar um sentido final… Assim torna-se mais rica do que se fechar em conceitos, o que empobrece o pensar. Ela também sentiu na leitura do Conto como se fosse um retorno à infância, num momento dramático (só se tem essa informação no final do conto), de uma pessoa que teve de se distanciar desse cenário e criar um corte...Vê como nesse retorno, a volta às memórias do passado, da criança que foi.

Há uma tensão psicológica constante nesse encontro e o narrador passa de um constrangimento de considerar o irmão mais novo um intruso para uma situação em que ele se sente o intruso. Um martírio mútuo. Ambos esperam que algo aconteça para se salvarem do franco desespero. O narrador chega desejar que alguma catástrofe ocorra para justificar o fato de ele sair correndo daquele lugar, O que os salva da câmara de suplício em que se sentem é a entrada abrupta da vizinha na sala dizendo apreensivamente que a mãe deles está pedindo um padre. Mãe de quem? Do narrador? Do rapaz? De ambos? Para quê? Para quem? Por quê? Os dois deram graças a Deus? Bem, a história agora fica por conta do Leitor!

Próximas Reuniões: 

25/05/2020 19:30h
Mia Couto
indicado por Rita

08/06/2020 19:30h
Jorge Luis Borges
indicado por Adriana Marins

Clique no título dos contos para lê-los

2 comentários:

  1. Queria entender mais dessa linguagem e interpretações literárias... Benito:por que é que se a interpretação da Solange ( acho interessante) fosse possível, "salvaria o conto de um problema do foco narrativo...um narrador em primeira pessoa onisciente....." ??? (Ceci)

    ResponderExcluir
  2. Esse negócio de ter de abrir espaço para o outro na vida da gente é incômodo demais. Ninguém deveria ser obrigado a nada. As pessoas devem ser autênticas. As situações impostas agridem, elas deveriam acontecer naturalmente quando alcançar a maturidade. Deve ser por isso que os rapazes estavam loucos para que aquele encontro acabasse logo e o constrangimento também. Não estava no tempo certo nem a hora era propícia. A mãe enferma era uma imposição desse encontro de seres desconhecidos e diferentes, embora irmãos. Não basta o mesmo sangue correr nas veias, é preciso afinidades. E isso só o tempo poderia proporcionar.

    ResponderExcluir

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.