Fundado em 28 de Setembro de 1998

3 de maio de 2014

Bom Findi, CLIc! - Elenir

Ainda e sempre Gabriel Garcia Marques


Para vocês, três lições extraídas do livro "Como  contar um conto", que transcreve uma das oficinas ministradas pelo escritor:

1ª lição: "Para que o tema arrebate o leitor, o autor precisa ser arrebatado primeiro. A melhor história que um autor pode contar é a que mais o apaixona."

2ª lição: "Um ficcionista deve conhecer e saber resumir sua história tanto quanto conhece o conto do Chapeuzinho Vermelho".

3ª lição: "Só devemos sentar para escrever quando soubermos o  que acontecerá com os personagens até o fim. Procurar pelo eixo antes de escrever. Custe o que custar". 




Embora ele reconheça que o método criativo é pessoal e intransferível.
Você concorda com as lições de Gabriel Garcia Marques ? 

Qual é o seu método?


PROSA & VERSO

José Castelo, comentando a escrita de Eliane Brum, diz:

"A escrita de memórias, como em "Meus Desacontecimentos," funciona como uma cola que vem remendar o que se esfarelava."  

E ainda:

"Lembranças não são fatos, mas restos retrabalhados. A memória não é o que aconteceu, mas algo que se faz do que aconteceu". 

E ainda:

"Nada do que se escreve pode ser apagado. Esse é o grande risco que a palavra envolve: ela não se revoga, mesmo quando é negada fica como cicatriz. Fica uma marca que designa uma existência."  

E ainda:

Eliane Brum em suas andanças como repórter comoveu-se com os homens que lhe disseram: "Sou cego das letras". Ela medita: "Era como expressavam em voz sentida sua condição de analfabeto." 

E ainda:

"Estamos eternamente a gaguejar, nunca chegamos às palavras certas, mas sem elas não existimos." 

E eu digo:

VIVA A PALAVRA! VIVA A ESCRITA!


Desejo-lhes um bom fim de semana, com  com muita LUZ, excelentes leituras e muita criatividade!

Abraços


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.