CLIc: uma janela aberta às mentalidades coletivas

A literary think tank

O Clube de leituras não obrigatórias

Fundado em 28 de Setembro de 1998

29 de maio de 2014

Revivendo leituras passadas: Nove Noites - Bernardo Carvalho


Alguns tópicos discutidos na reunião de 3/9/2010:

A recorrência do suicídio na obra. A questão se somos nós que escolhemos o que fazemos em nossa vida ou se é o assunto que nos escolhe, como foi o caso da notícia de jornal que levou o narrador a pesquisar a vida do antropólogo e escrever o livro. A tessitura real/ficção que permeia toda a obra e que deve ter sido uma questão chave do autor na hora de finalizar a obra. Ex: e se descobrissem um sobrinho que viesse a invalidar os pontos chaves que o autor usou na construção da obra? E se encontrassem a tal da oitava carta? Mencionou-se uma numerologia relacionada ao número 9 que não ficou bem esclarecido (o tempo foi curto para todos falarem à vontade, mas podemos prosseguir por aqui). Alguns destacaram o ritmo da escrita do autor, como se fosse texto de cordel, outros a linguagem jornalística usada. A frase “os vivos são governados pelos mortos” foi identificada pelo nosso exegeta como originária de Augusto Comte, com a diferença de que, em francês, a frase é escrita como “les morts sont dominés par les vivants”. Ou seja, trocaram dominados por governados. Deve ser porque muitos pensam que essas palavras são equivalentes. Aproveitou-se, também, da exposição que ocorre no Centro Cultural Banco do Brasil, Expedição Langsdorff, para se fazer um paralelo com a nossa leitura; da aventura que era esse tipo de aventura pelo interior do Brasil, tão pouco conhecido por nós brasileiros, e os casos de loucuras e mortes que se conhecem. Alguns pontos científicos relacionados à confusão entre costumes indígenas e sintomas sifilíticos foram falados mas não entendi muito bem: a aguardente do prof. Mauro estava muito boa ontem.

Composição EdUFF.
Ontem tivemos a visita de nossa participante que mora na Alemanha, e tem nos frequentado sempre que está de férias no Brasil.

Está ficando bonita a Livraria da EdUFF. A previsão é de inauguração em Dezembro/2010. Pena que não ficou pronta a tempo para comemoração de nossos 2 anos de encontros na EdUFF, que está ocorrendo neste mês de Setembro.

Parabéns a todos que fizemos o Clube de Leitura nesses 2 aninhos de existência na EdUFF!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.