Fundado em 28 de Setembro de 1998

17 de dezembro de 2023

No caminho de Swann: Proust

"(...)um homem que lhe confessara, no jantar, que gostava de andar à toa, de sujar os dedos nas
velhas lojas, que nunca seria apreciado por este século mercantil, pois não se preocupava com os
interesses desta época e portanto, pertencia a outro tempo,(..)" pag.241


"(...)Mas também nada se assemelhava menos ao Balbec real do que aquele com que eu
tantas vezes *sonhara* , nos dias de *tempestade* , quando o vento era tão forte que
Françoise, levando-me aos Campos Elísios, me recomendava não andasse muito perto
das paredes para que não me caísse uma telha na cabeça e falava lamuriosamente dos
grandes sinistros e naufrágios que vinham nos jornais. O meu maior desejo era ver uma
 *tempestade* no mar, não tanto como um belo espetáculo, mas como a revelação de um
instante da verdadeira vida da natureza; ou antes, para mim só eram belos os espetáculos
que eu sabia não terem sido artificialmente arranjados para me agradar, mas que eram
necessários e imutáveis — a beleza das paisagens ou das grandes obras de arte. (...)"
NO caminho de Swann pag.373


"(...)"Enfim, respira-se!", dizia ela, e
percorria os caminhos encharcados do jardim — alinhados muito simetricamente para
seu gosto pelo novo jardineiro desprovido de sentimento da natureza e a quem meu pai
perguntara desde manhã cedo se o tempo se comporia —, com aquele seu passo
entusiástico e brusco, regulado pelos diversos impulsos que lhe suscitavam na alma a
embriaguez da *tempestade* , o poder da higiene, a estupidez de minha educação e a
simetria dos jardins, antes que pelo desejo, que lhe era desconhecido (...)
No caminho de Swann pag. 17


https://youtu.be/AQbwlhXwDa0


Sobre o livro 1. Vocês sentiram o que essa moça sentiu? Achei lindo esse livro. E ele coloca a gente mesmo para pensar sobre as nossas lembranças.  Agora estou adiando o término do livro 2.  De quem menos gostei até agora no livro 2: Charlus. Mas ele deve lá ter suas razões... A cabeça do Marcel ,  adolescente é bem complicada! Mas tive de rir d sua falta de iniciativa.  Ficou à esoera de que o pintor o chamasse a falar com a moça da praia.  Se fez de tonto, ou realmente ficou  rsrs Já passei por isso . Vc quer muito falar com a pessoa e na hora H, perde a chance, se faz de distraído (a). Kkk Indecisões adolescentes. 😂 

Mas repito como a moça  vídeo ...Em Proust, há muita beleza, muita poesia.  A mistura dos planos de mar e terra...sensacionais! Nem tudo é exatamente delimitado na pintura de Elstir!  (Elô)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.