Fundado em 28 de Setembro de 1998

17 de dezembro de 2023

Um rio chamado tempo, uma casa chamada Terra: Mia Couto


Que o mundo não mudaria por disparo. A mudança requeria outras pólvoras, dessas que explodem tão manso dentro de nós que se revelam apenas por um imperceptível pestanejar do pensamento.  


O homem que vive em espanto deixa portas abertas no sonho.


páginas 149 e 150.

" ....O médico escutou tudo isto, sem me interromper. *E a mim, essa escuta que ele me ofereceu quase me curou.* Então, eu disse: já estou tratado, só com o tempo que me cedeu, doutor.  É isso que, em minha vida, me tem escasseado: me oferecerem escuta, orelhas postas em minhas confissões. Veja a mulher, passa a vida falando com Deus. E eu vou ficando calado.

Mesmo nos domingos de manhã: fico calado. Assim, silencioso, vou rezando. *Que a gente reza melhor é quando nem sabemos que estamos a rezar.* O silêncio, doutor. O silêncio é a língua de Deus.

Era o silêncio que me assistia quando visitava meu primo Carlito Araldito, sapateiro de profissão. Eu permanecia sentado, contemplando seus ofícios. À saída, lhe dizia: minha vida, sabe, Araldito, minha vida é um sapato desses, usado de velho. A gente pode voltar a calçar; *o cabedal pode voltar a brilhar, mas somos nós que já não brilhamos.* Entendeu? Uma coisa assim em segunda mão. Em segundo pé, no caso. Ríamos, mas era sem vontade. Eu e Araldito. Falávamos de nós como se de amigos já falecidos. Estávamos assistindo ao nosso próprio funeral."



Meu pai não respondeu. Ele queria dizer que a independência que mais vale é aquela que está dentro de nós. O que lhe apetecia celebrar era o vivermos por nosso mando e gosto. Em vez disso, porém, meu velho apenas encolheu os ombros: - Estou feliz, sim. Muito feliz.

Despedida é coisa de mulher.

Dar notícias é coisa de homem fraco. 



Luar do chão, o lugar onde ainda vamos nascendo. 
Nossa família, o lugar onde somos eternos;

Bom mesmo é esperar sem esperança... 
o segredo é demorar o sentimento, 
cozinhá-lo em lentíssimo fogo, 
até que ele se espalhe, 
diluto, 
no infinito do tempo.

Fazer amor, sim e sempre. 
Dormir com mulher, 
isso é que nunca.
Dormir com alguém é a intimidade maior. 
não é fazer amor...
Um homem dorme nos braços de mulher
e a sua alma se transfere de vez. 
Nunca mais ele encontra suas interioridades.


Reunião online - 08/01/2023 - 17:00h - Google Meet


  • Feridas da boca se curam com a própria saliva;
  • Só sopro em vela que eu mesmo acendi;
  • Não quero espalhar poeira em chão nunca antes pisado;
  • O boi sem cauda pode passar pelo capim em chamas;
  • No charco onde a noite se espelha, o sapo acredita voar entre as estrelas.;
  • "O bom do caminho é haver volta. Para ida sem vinda basta o tempo;"
  • Um dedo só não apanha pulga;
  • O homem sábio é o que sabe que há coisas que nunca vai saber. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.