Fundado em 28 de Setembro de 1998

28 de abril de 2021

A desejada: Elenir Teixeira


     Assustada, Luiza pulou da cama às sete horas da manhã. A campainha do telefone tocava insistentemente.

     Do outro lado da linha, sua grande amiga Regina cantava entusiasmada: “Parabéns pra você...” Sempre fizera questão de ser a primeira a felicitá-la. Certa vez, aguardou a última badalada da meia-noite para ligar, assegurando, dessa forma, sua pretensão.

     Uma vez de pé, apanhou o jornal na porta, leu as principais manchetes, preparou seu café e, enquanto o tomava devagarzinho, pensava... O fio tênue da memória levou-a a fazer longa viagem de volta aos anos quarenta. À mesa do café, ela e seu pai conversavam. Havia muita ternura entre eles:

     — Filha, em junho completarás quinze anos e, em dezembro, irás concluir teu curso ginasial. Estão a faltar-me condições para oferecer-te, como mereces, duas festas. Peço-te, pois, para escolheres a ocasião que desejas festejar.

     Por algum tempo, ela permaneceu calada, refletindo. Ambos eram acontecimentos importantes. Fazer quinze anos, seu maior sonho, como seria, também, o de outras adolescentes. Significava, certamente, maior liberdade. Poderia usar sapatos de saltos, vestidos um pouco mais decotados e até batom. Obteria, naturalmente, permissão para ir aos bailes com suas amigas, dispensando a vigilância implacável de seu irmão, e, talvez, até para namorar. Ah, quanta inveja sentia dos namoros de suas amigas! Por outro lado, para a aluna aplicada, ostentando sempre nota máxima no boletim, a conclusão do curso ginasial representaria uma grande vitória a ser celebrada. Entretanto, o sonho de liberdade falou mais alto.

     — Pai, quero festejar meus quinze anos.

     Sem prever o que lhe preparava o futuro, fez a escolha certa.

...

(Continua no livro dos 20 anos do Clube de Leitura - Modo de Fazer. E mais de Elenir: Haicais, poemas e críticas literárias de vários livros debatidos no CLIc)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.