Fundado em 28 de Setembro de 1998

9 de abril de 2021

Minha história de leitor e membro do CLIc: Eduardo de Freitas Leite


... vou falar como encontrei o CLIc. Foi por acaso, mas acaso mesmo!!! Numa sexta-feira estava voltando do trabalho para casa, desci do ônibus na praia de Icaraí e passei na Beira-Mar para comprar lanche da noite. Passo em frente à “Livraria Ver&Dicto” e vejo um grupo reunido.

A curiosidade é terrível. Entrei e perguntei a um(a) funcionário(a) o que era aquele grupo. Assim, desta forma, fiquei sabendo que era um grupo de leitura. Me vieram à mente, os grupos de estudos em que tinha participado com D. Francisca e a minha colega de trabalho.

Fiquei assistindo de longe e quando a reunião terminou, aí então fui falar com o Evandro e a nossa querida Norma, fundadora do grupo, e desta forma passei a frequentar o grupo na “Ver&Dicto”.

A livraria fechou. Aí o Evandro conseguiu que passássemos a reunir na “Livraria da UFF – Livraria Icaraí”. Depois de algum tempo, a UFF solicitou que nossas reuniões fossem no prédio da reitoria, na sala dos Conselheiros da Reitoria da UFF, e estamos atualmente no hall do prédio da reitoria. Se não me falha a memória, o motivo da mudança era porque a livraria tinha hora certa para encerrar e desta forma teríamos que sair.

Claro, leituras e discussões sempre maravilhosas, como “A Montanha Mágica”, “Abril Despedaçado”, “A Peste”, “Quando Nietzsche Chorou”, “A Cura de Schopenhauer”, “Memórias de Adriano”, “Equador”, “Travessuras de uma Menina Má”, “Dom Casmurro”, “Crime e Castigo”. No meu ponto de vista, a leitura mais difícil foi “Ulisses” e vamos por aí afora...

...

(leia o Texto integral no livro "Clube de Leitura Icaraí: Modo de Fazer")



Amigos e amigas do Clic,
o meu volume já está comigo,
só falta agora me deliciar e viajar com os textos publicados e,
 no próximo encontro,
colher as dedicatórias.

5 comentários:

  1. Este amigo vai deixar muita saudade...Eduardo Leite..Presente!

    ResponderExcluir
  2. Muita tristeza ver que nosso amigo partiu, uma pessoa tão doce, serena, afável, um leitor dedicado, alguém que sabia viver. Que haja um lugar bom pra você, querido Eduardo, aí onde está agora.

    “Mas há mais alguma coisa... Nessas horas lentas e vazias, sobe-me da alma à mente uma tristeza de todo o ser, a amargura de tudo ser ao mesmo tempo uma sensação minha e uma coisa externa, que não está em meu poder alterar.” Fernando Pessoa

    ResponderExcluir
  3. Eduardo, sempre um amigo, um companheiro, um ser humano daqueles que fazem bem ao mundo. Obrigado, amigo, por ter dividido conosco sua presença, suas falas, seu olhar, sua amizade. Receba nosso abraço.

    ResponderExcluir
  4. Eduardo, sempre um amigo, um companheiro, um ser humano daqueles que fazem bem ao mundo. Obrigado, amigo, por ter dividido conosco sua presença, suas falas, seu olhar, sua amizade. Receba nosso abraço.

    ResponderExcluir

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.