Fundado em 28 de Setembro de 1998

28 de abril de 2023

Benito, Presente!

Meu querido amigo partiu. Certamente mais uma estrela está agora brilhando no céu. Homem inteligente, sábio, letrado, um Mestre da literatura. Aprendi tanto com ele! Foi tão generoso comigo quando indicou o meu nome para substituir a sua função no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de Saúde Coletiva, onde atuou durante anos da sua carreira na Uff. No início senti certa insegurança de substituir um servidor tão aplicado, tão estudioso e tão querido por todos os professores do Departamento. Mas Benito foi extremamente generoso e me apresentou de uma forma que só ele sabia dizer, com aquele tom de homem sábio e extremamente despido de qualquer vaidade. Nunca vou esquecer as suas visitas repentinas para se certificar se eu estava bem, se tinha sido bem acolhida e se o trabalho era mesmo "molinho" para uma mulher como eu. Benito Petraglia dizia: este Departamento tem tudo a ver contigo, Lilian, você vai ver! Ele não cansava de falar sobre o nosso compromisso com a Universidade e dizia: você vai tirar de letra! Estivemos juntos tantas vezes nos encontros literários, onde ele sempre dava um show de interpretação dos contos do Machado, Guimarães Rosa e tantos outros autores consagrados. "Clarice Lispector não é comigo. Esta eu deixo pra você, Lilian. Vai fundo!"

Foi o meu grande Mestre sobre a obra de Machado de Assis. No Clube de Leitura de Icaraí foi também um Mestre brilhante e aclamado por todos os seus membros. O grupo parava tudo para ouvir Benito falar sobre as obras literárias que o Clube escolhia mensalmente. Tinha um caderninho com tudo minuciosamente anotado e dava verdadeiras aulas sobre as obras e seus autores. Nunca conheci um ser humano mais letrado, mais solidário, mais desprovido de qualquer soberba e vaidade. Mais gentil, mais tímido e generoso com o seu saber. 

Trocou a medicina pela literatura e não foi a toa. Benito curava feridas, tristezas e qualquer tipo de melancolia quando nos "receitava" um livro, um conto, um poema e escritores que só ele sabia decifrar não só a sua obra, mas histórias de vida e curiosidades que só ele sabia esmiuçar.

Benito vai fazer falta não só para os seus familiares e amigos. Um homem como Benito, vai fazer muita falta ao mundo! 

Adeus, meu amigo!
Até qualquer dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.