Fundado em 28 de Setembro de 1998

15 de maio de 2022

Alguns trechos que mencionam a Lua em Torto arado: Itamar Vieira Jr.


"Depois que ele me deitou na cama, beijou meu pescoço e levantou minha roupa, não senti nada que justificasse meu temor. Era como cozinhar ou varrer o chão, ou seja, mais um trabalho. Só que esse eu ainda não tinha feito, desconhecia, mas agora sabia que, como mulher que vivia junto a um homem, tinha que fazer. Enquanto ele entrava e saía de mim num vaivém que me fez recordar os bichos do quintal, senti um desconforto no meu ventre, aquele mesmo que me invadiu pela manhã com o trotar do cavalo. Virei minha cabeça para o lado da janela. Tentei olhar pelas frestas a luz da lua que tinha despontado no céu mais cedo. Senti algo se desprender de seu corpo para meu interior. Ele se levantou e foi se lavar com o resto de água. Abaixei minha roupa e fiquei de costas, com os olhos no teto de palha, procurando filetes de luz. Procurando alguma estrela perdida que se apresentasse como uma velha conhecida, para dizer que não estava sozinha naquele quarto."




Pescavam dia e noite, e só não conseguiam pescar em noite de lua nova porque os peixes ficavam com os dentes moles e não seguravam as iscas. 

MEU PAI NÃO TINHA LETRA, NEM MATEMÁTICA, MAS CONHECIA AS FASES DA LUA. SABIA QUE NA LUA CHEIA SE PLANTA QUASE TUDO; QUE MANDIOCA, BANANA E FRUTAS GOSTAM DE PLANTIO NA LUA NOVA; QUE NA LUA MINGUANTE NÃO SE PLANTA NADA, SÓ SE FAZ CAPINA E COIVARA.



Um comentário:

  1. Trechos marcantes que chamam atenção para cenas emocionantes! Do olhar que buca uma estrela perdida no céu, apasiguando a experiência de um instante, ao valor de um legado, a tramissão do pai. A memória da tradidição sensível a leitura lunar. Um saber que vai além da academia de letras. Um saber que insere fases, estações,
    a transição... Vânia Mª Damasco

    ResponderExcluir

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.