Fundado em 28 de Setembro de 1998

14 de junho de 2023

Clube da Lua - Homo Deus: Yuval Noah Harari


"O CORONAVÍRUS E UMA BREVE HISTÓRIA DA HUMANIDADE E DO AMANHÃ

O badalado historiador israelense Yuval Noah Harari tem dois best sellers que movimentaram debates nos últimos anos: "SAPIENS - Uma breve história da humanidade, e "HOMO DEUS - Uma breve história do amanhã.

Em Homo Deus, Harari, ao introduzir suas teses centrais, afirma que a história humana até aqui se pode resumir a três grandes questões que ocuparam todos os nossos esforços: A GUERRA, A FOME E A PESTE.

Segundo Harari, estas três grandes questões já não ocupam os esforços humanos de forma exclusiva porque, de certa forma, já estão sob controle. A GUERRA já não eclode de forma instantânea, pois esforços diplomáticos e mecanismos internacionais podem evitar e evitam muitos conflitos hoje em dia. A FOME, embora ainda exista com números significativos, pela primeira vez na história há mais gente que come demais do que gente passando fome, e a produção mundial de comida pode atender a toda a humanidade. E A PESTE já não é tão devastadora quanto era no passado, quando foram registrados eventos devastadores, com perdas humanas significativas, como a Peste Negra na Idade Média, porque hoje teríamos capacidade de responder cientificamente mais rápido às demandas.

O Coronavírus, embora não chegue perto das pestes mais devastadoras da história, parece nos dizer que Harari ainda deve considerar que a a humanidade ainda carece de domínio sobre as pestes. Embora matem menos que noutros tempos, a peste ainda é uma realidade capaz de parar o mundo, como estamos vendo acontecer."

(Antonio Rodrigues)

A singularidade está próxima


Muita gente toma muito cuidado para não se investigar muito profundamente... muitas "vozes interiores" e "desejos autênticos" não são mais do que o produto de desequilíbrios químicos e doenças neurológicas.




Em tempos antigos, ter poder significava ter acesso a dados.
 Atualmente ter poder significa saber o que ignorar. 


Fonte: Marcel Duchamp



O eu é uma coleção de algoritmos bioquímicos



As pessoas vão se endireitando à medida que adoecem.



Humanos são os mestres da dissonância cognitiva



Tudo posso naquele me fortalece  

X  

O que não me mata, me fortalece




Europa medieval > Conhecimento = Escrituras X Lógica

Revolução Científica > Conhecimento = Dados empíricos X Matemática

Humanismo > Conhecimento = Experiências x Sensibilidade




O Humanismo

Na Ética: "Se lhe parece bom, faça-o"

Na Política: "O eleitor está com a razão"

Na Estética: "A beleza está nos olhos do observador"














Teste de Turing









Foi o próprio Deus que ao fim de sua obra se disfarçou de serpente indo se deitar sob a árvore do conhecimento: assim ele se restabeleceu do fato de ser Deus... Ele havia feito tudo demasiadamente belo... O diabo é apenas a ociosidade de Deus a cada sétimo dia...





O capitalismo é o novo catolicismo

Esse é o paradoxo do conhecimento histórico. Conhecimento que não muda o comportamento é inútil. Mas aquele que muda o comportamento perde rapidamente a relevância. Quanto mais dados tivermos e quão melhor compreendermos a história, mais rapidamente a história mudará seu curso e mais rapidamente nosso conhecimento se tornará obsoleto. 



A primeira maçã

O culto a Deus é um desperdício de tempo
não há existência após a morte
a felicidade é o único propósito da vida


A segunda maçã

Agro é pop: uma maçã, dois sabores.


O bem supremo é a maior felicidade para o maior número de pessoas







Ataque hacker atingiu computadores em quase 100 países na sexta





Na verdade, na maioria dos países, o hábito de comer demais tornou-se um problema muito pior que o da fome. Conta-se que, no século xviii, Maria Antonieta aconselhou as massas famintas a que, se ficassem sem pão, comessem brioches. Os pobres hoje estão seguindo literalmente esse conselho. Enquanto os moradores ricos de Beverly Hills, nos Estados Unidos, comem salada de alface e tofu no vapor com quinoa, nos cortiços e guetos os pobres se empanturram com bolinhos recheados, salgadinhos artificiais, hambúrgueres e pizzas. Em 2014, mais de 2,1 bilhões de pessoas apresentavam excesso de peso em comparação com 850 milhões que sofriam de subnutrição. Prevê-se que metade da humanidade estará com excesso de peso em 2030. Em 2010, fome e subnutrição combinadas mataram cerca de 1 milhão de pessoas, enquanto a obesidade matou 3 milhões. 





"Em 2012, aproximadamente 56 milhões de pessoas morreram no mundo inteiro; 620 mil morreram em razão dá.violencia humana (guerras mataram 129 mil pessoas, o crime matou outras 500 mil). Em contrapartida, 800 mil cometeram suicídio, e 1,5 milhão morreram de diabetes. O açúcar é mais perigoso do que a pólvora." 
p. 24.


26/2/2017

ECLIPSE SOLAR

Início - 10:17 H
Máximo - 11:40 H (53 %)
Fim - 13:10 H






Início da contagem regressiva

Reunião do Clube da Lua

Gruta do Antônio






Domingo agora (26/2/2017) tem eclipse do Sol, será Nova a Lua, mas daí a duas semanas teremos Lua Cheia, a única sexta-feira de Lua Cheia da Quaresma, a meio caminho entre as Cinzas e a Paixão, dia ideal para um encontro do Clube da Lua, quanto mais se for para ler um livro escatológico como esse "HOMO DEUS" desse estranho escritor israelense.



Neste Homo Deus: uma breve história do amanhã, Yuval Noah Harari, autor do estrondoso best-seller Sapiens: uma breve história da humanidade, volta a combinar ciência, história e filosofia, desta vez para entender quem somos e descobrir para onde vamos. Sempre com um olhar no passado e nas nossas origens, Harari investiga o futuro da humanidade em busca de uma resposta tão difícil quanto essencial: depois de séculos de guerras, fome e pobreza, qual será nosso destino na Terra? A partir de uma visão absolutamente original de nossa história, ele combina pesquisas de ponta e os mais recentes avanços científicos à sua conhecida capacidade de observar o passado de uma maneira inteiramente nova. Assim, descobrir os próximos passos da evolução humana será também redescobrir quem fomos e quais caminhos tomamos para chegar até aqui.







 Clic aqui para assistir uma entrevista com Entrevista com Yuval Noah Harari


Livros lidos anteriormente:


  1. A view from the center of the universe: Joel Primack and Nancy Abrahms - Debate em 18/jan/2010 na Casa de Cultura César Araújo;
  2. O Universo numa Casca de Noz: Stephen Hawking - debate em 28/04/2010 na Glia Cultura e Aprendizagem; 
  3. Criação Imperfeita: Marcelo Gleiser - debate em 24/07/2010;

2 comentários:

  1. Será verdade o que esse autor declara de que a pressão arterial alta decorre de um déficit da atividade sexual?

    ResponderExcluir
  2. https://br.vida-estilo.yahoo.com/ejacular-pelo-menos-21-vezes-por-mes-diminui-o-risco-de-cancer-de-prostata-descobrem-cientistas-081641458.html

    ResponderExcluir

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.