Fundado em 28 de Setembro de 1998

7 de dezembro de 2019

Sugestões de Leitura (Bel CLIc nº 003 de 01/07/2013)

Para comentar uma ou mais das sugestões de leituras abaixo, clique no campo Comentários.

Adelina 
"Infiel - A História de uma Mulher que Desafiou o Islã", de Ayaan Hirsi Ali

Em "Infiel", sua autobiografia precoce, Ayaan, aos 37 anos, narra a impressionante trajetória de sua vida, desde a infância tradicional muçulmana na Somália até o despertar intelectual na Holanda e a existência cercada de guarda-costas no Ocidente. É uma vida de horrores e de exílios.


Para mim é um grande livro, a narrativa de Ayaan por sua força e análise crítica, nos coloca diante de questões contemporâneas referentes a condição feminina de opressão e violência na sociedade muçulmana. É um livro que se lê de um fôlego só."

Para ler mais sobre o livro, clique aqui



Cristiana Seixas
“Dom Quixote", de Miguel de Cervantes






Minha indicação é "Dom Quixote" de Cervantes. Um livro a partir do qual a literatura se tornou clínica. Atravessou os tempos e é venerada por aqueles que transformaram a literatura na própria vida.

A sugestão é que o clube estipulasse um prazo maior, como 4 ou 6 meses, em paralelo às leituras mensais, mas com uma reunião dedicada à discussão da obra. A conhecida riqueza de plurais pontos de vista e abordagens do livro pelo CLIC iria ancorar e ampliar a dimensão do poder literário na jornada de cada um."

Para ler mais sobre o livro, clique aqui



Angela Stieger
"A Bela do Senhor", de Albert Cohen

"O livro que indico é "A Bela do Senhor" de Albert Cohen. Infelizmente não disponho agora do meu exemplar e uma resenha não é possível. Foi considerado o melhor romance europeu ( ou francês?) da segunda metade do século xx. Em cerca de 800 páginas, o autor escreve um romance sobre a paixão e as vicissitudes de um casal constituído por personalidades narcísicas levadas ao extremo. E´ dramático e muitas vezes cômico, levando-nos ao riso no que nos identificamos nas nossas pequenas vaidades no dia a dia. Talvez possa ser sugerido para os colegas do "grupo dos clássicos".

Para ler mais sobre o livro, clique aqui


Norma Lannes

"A caixa de santinhos de esperanza", de Maria Amparo Escandón

"Indico "A caixa de santinhos de esperanza", de Maria Amparo Escandón. É uma autora mexicana com um ritmo de escrita muito bom.
Eu acho que todos nós precisamos ter uma crença e no livro ela traz a questão da superstição, do sagrado e do profano.
É um livro gostoso de ler, há trechos engraçados, bem humorados. Fará bem ao grupo conhecê-la."

Para ler mais sobre o livro, clique aqui


2 comentários:

  1. Legal, Rita, o Bel-CLIc. Em três edições, já temos um bom apanhado de sugestões de leitura. Concièrge, talvez fosse interessante, na próxima votação, colocar como "livros candidatos" apenas esses 16 livros que foram sugeridos no boletim eletrônico, para que deles saia o escolhido. Seria uma forma de prestigiar esses colegas tão atuantes no CLIc. O que acha?
    Abs,
    Newton

    ResponderExcluir
  2. "A Bela do Senhor", de Albert Cohen é uma excelente ideia. O fato de ter 800 páginas não é empecilho algum, já que escolhemos os livros no CLIc com 3 meses de antecedência também para isso, para podermos administrar adequadamente o ritmo das leituras, podendo alternar livros mais densos com outros menores.

    PessoAll, longe de nós qualquer formatação de tamanho e gênero dos livros que lemos no Clube! Quando um livro não nos agradar, será uma ótima oportunidade de conhecermos pessoas que têm gostos diferentes dos nossos e/ou atrair novos participantes.

    ResponderExcluir

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.