Fundado em 28 de Setembro de 1998

20 de abril de 2022

Machado: Silviano Santiago (2/2)





Originalmente, a região do Largo do Machado era ocupada por uma lagoa, a Lagoa do Suruí, também chamada Lagoa da Carioca ou de Sacopiranha, que era alimentada pelo Rio Carioca. Por sua vez, a lagoa alimentava o Rio Catete. Posteriormente, a lagoa foi aterrada, dando lugar ao Campo das Pitangueiras. Num dado momento, sua denominação mudou para Campo das Laranjeiras. No século XVII, era conhecido como Campo das Boitangas ("boitanga" era um tipo de cobra). No início do século XVIII, passou a ser chamado Campo ou Largo do Machado, em referência ao oleiro André Nogueira Machado, proprietário de terras no local. Por volta de 1810, um açougueiro também de sobrenome Machado instalou-se no largo e ilustrou a fachada de seu estabelecimento com um grande machado. Também em 1810, o largo do Machado passou a constar como logradouro oficial na cidade. (Wikipedia)



O homem, uma vez criado, desobedeceu logo ao Criador, que, no entanto,  lhe dera uma paraíso para viver. Mas não há paraíso que valha o gosto da rebeldia.



A mocidade é uma sublime impaciência. Diante dela a vida se dilata, e parece-lhe que não tem mais um instante para vivê-la. A mocidade põe os lábios na taça da vida, cheia a transbordar de amor, de poesia, de glória, e quisera esvaziá-la de um sorvo.









A sobriedade vem com os anos; é virtude do talento viril. Entrado na vida,  homem aprende a poupar sua alma.


Roda dos enjeitados

Na vida há simetrias inesperadas e definitivas... a verdade pode ser inverossímil e muitas vezes o é... simetrias não são fortuitas e menos fortuitas ainda são as coincidências das personalidades envolvidas por elas em trama inesperada... o ciclo das simetrias, das coincidências e das metamorfoses e das reencarnações dos personagens não se encerra assim, de modo tão lógico.   









NADA DE BOM ACONTECE ÀS PRESSAS!!!



Dom Pedro II - A Ciência sou Eu

Sou vítima de complôs armados pelo destino. Gosto dos enigmas propostos pelo Acaso e que se adensam e se metamorfoseiam pouco a pouco em incógnita. Gosto deles porque são autênticos responsáveis pelo modo como o mistério tece a vida que cumpre a mim, a nós, desvendar como detetives para melhor revelar isto a que se chama o ser humano, suas alegrias e adversidades. 


Flaubert: “Uma testemunha conta que
o menino aprendeu a ler muito tarde
e que seus familiares o tinham
então por criança retardada”

Quem furtou pouco fica ladrão, quem furtou muito fica barão.




"J'ai le sentiment d'être mort plusieurs fois" (Flaubert)




Bom e fiel amigo! Não, não me arrependo das vinte apólices que lhe deixei. E foi assim que cheguei à cláusula dos meus dias; foi assim que me encaminhei para o undiscovered country de Hamlet, sem as ânsias nem as dúvidas do moço príncipe, mas pausado e trôpego como quem se retira tarde do espetáculo. Tarde e aborrecido. Viram-me ir umas nove ou dez pessoas, entre elas três senhoras, minha irmã Sabina, casada com o Cotrim, a filha, — um lírio do vale, — e... Tenham paciência! daqui a pouco lhes direi quem era a terceira senhora. Contentem-se de saber que essa anônima, ainda que não parenta, padeceu mais do que as parentas. É verdade, padeceu mais. Não digo que se carpisse, não digo que se deixasse rolar pelo chão, convulsa. Nem o meu óbito era coisa altamente dramática... Um solteirão que expira aos sessenta e quatro anos, não parece que reúna em si todos os elementos de uma tragédia. E dado que sim, o que menos convinha a essa anônima era aparentá-lo. De pé, à cabeceira da cama, com os olhos estúpidos, a boca entreaberta, a triste senhora mal podia crer na minha extinção.







Um comentário:

  1. Admiro seu carinho pela obra de quem admira o grande credor. Em espelhos vamos vivendo e revivendo a grande obra. Salve, Concierge!

    ResponderExcluir

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.