Fundado em 28 de Setembro de 1998

9 de julho de 2023

Reflexões sobre "A Estrada" de Cormac McCarthy: Rafael

"(...)Havia momentos quando ele ficava sentado observando o menino dormir em que soluçava incontrolavelmente mas não era por causa da morte. Ele não tinha certeza do motivo mas achava que era por causa da beleza ou da *bondade* . (...)"
A Estrada pag. 90

A crise de valores éticos e morais na sociedade contemporânea atinge pessoas de todas as idades, segundo MacIntyre (2001), que atribui à troca da racionalidade pela emoção, o que o filósofo denomina *Emotivismo* . Essa doutrina se refere à primazia das expressões de preferência, emoção e prazer sobre os paradigmas morais.

Conforme von Hildebrand (1988) uma das virtudes que se destaca e tem grande importância na vida de cada pessoa é a *Bondade*

*Emotivismo* é a doutrina segundo a qual todos os juízos valorativos e, mais especificamente, todos os juízos morais não passam de expressões de preferência, expressões de sentimento ou atitudes, na medida em que são de caráter moral ou valorativo. (MACINTYRE A. 2001, p.30)

A criança cresce afastada dos princípios éticos, afetando seu desenvolvimento emocional, social e moral. De acordo com Piaget (1994) a criança não nasce sabendo sobre regras, sendo necessário que um adulto a conduza a este conhecimento. Mostra-se necessário que sejam ensinados aos meninos valores e
virtudes que compõem a Educação Moral, e isto pode ocorrer por meio das diversas disciplinas escolares. A crise moral contemporânea é visível e ultrapassa os limites da individualidade. Será?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.