Fundado em 28 de Setembro de 1998

17 de janeiro de 2020

Máquinas como eu: Ian McEwan




Uma dimensão importante a considerar na diferença entre humanos e robôs: a inocência. Nós, ao contrário dos robôs, somos inocentes e muitas coisas fazemos em função da nossa inocência, coisas maravilhosas... Coisas das quais não nos arrependemos e aprendemos com elas... Os robôs são toscos, programados por humanos, de acordo com o “gerente do projeto do robô “a sua imagem semelhança, sempre imperfeita" … (Fred)





Um livro que nos propõe a reflexão urgente sobre o futuro do homem e da tecnologia nesta era de homo faber. (Antonio)







Não tenho ao meu lado
um ser humano que me ame.
Um Adão me serve!


Um homem e a máquina
querem a mesma mulher.
Qual irá vencer?


Revolta-se o homem.
Uma máquina o corneia?
E o que mais virá?

(Elenir)






As Três Leis da Robótica: 

1) um robô não pode ferir um humano ou permitir que um humano sofra algum mal; 

2) os robôs devem obedecer às ordens dos humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a primeira lei; 

3) um robô deve proteger sua própria existência, desde que não entre em conflito com as leis anteriores.





Nossas folhas tombam
Mas um dia voltarão
Vocês caem de vez



"Ler sobre o inferno público todos os dias é uma compulsão para muita gente, uma forma branda de doença mental."




Não tenho ao meu lado
um ser humano que me ame.
O jeito é um Adão!...
(Elenir)

🤖









Alan Mathison Turing foi um matemático, lógico, criptoanalista e cientista da computação britânico. Foi influente no desenvolvimento da ciência da computação e na formalização do conceito de algoritmo e computação com a máquina de Turing, desempenhando um papel importante na criação do computador moderno. Foi também pioneiro na inteligência artificial e na ciência da computação. É conhecido como o pai da computação.


Fonte











Fonte





A diferença entre o vivo e o não-vivo
(O que é vida? Schrödinger)

“Qual a característica particular da vida? Quando se pode dizer que uma porção de matéria está viva? Quando ela “faz alguma coisa”, como mover-se, trocar material com o meio etc., e isso por um período muito mais longo do que esperaríamos que uma porção de matéria inanimada o fizesse nas mesmas circunstâncias. Quando um sistema não-vivo é isolado ou colocado em um ambiente uniforme, usualmente todo o movimento cessa depressa, como resultado de vários tipo de fricção; diferenças de potencial químico ou elétrico são equalizadas, substâncias que tendem a formar compostos químicos o fazem e a temperatura se torna uniforme por condução térmica. Depois disso, todo o sistema míngua para um bloco inerte e morto de matéria. É atingido um estado permanente, no qual não ocorre nenhum evento observável. O físico dá a esse estado o nome de equilíbrio termodinâmico ou estado de “entropia máxima”.
Na prática, um estado desse tipo é atingido muito rapidamente. Na teoria, muito frequentemente não se trata de equilíbrio absoluto nem verdadeiramente de entropia máxima. Mas, a partir de então, a aproximação até o estado de equilíbrio é muito lenta. Pode-se levar qualquer coisa como horas, anos ou séculos...
(...)
É por evitar o rápido decaimento no estado inerte de “equilíbrio” que um organismo parece tão enigmático. Assim é que, desde os mais remotos tempos do pensamento humano, afirma-se que uma força especial não-física ou sobrenatural (vis vivs, enteléquia) opera no organismo, e, em alguns recantos, ainda se afirma isso.”pg 81-82 




O amor em seus olhos
Contém todo um universo. 
Ame o universo!


Gravidade quântica em loop

Beije o espaço em que ela
Andou daqui à janela.
Pegadas no tempo.

Fonte






5 comentários:

  1. Por enquanto e bota enquanto nisso, odeio algoritimos. Já tive uma frase com o sentido completamente mudado pela substituição por uma palavra que não aceitei como correção. Máquinas serão sempre e apenas máquinas. Confeccionadas pelo ser humano.
    Lamento, deploro mesmo, resumo de livros e filmes colocados na Internet com a finalidade de auxiliar o estudante, quando, na realidade, o fato não o estimula a desenvolver o seu espírito crítico.
    Letras são letras. Livros são livros. Sujeitos à análise. Por melhor que o filme seja poucos conseguem alcançar a profundidade do pensamento.

    ResponderExcluir
  2. A Oi que me perdoe mas a Joice e o Eduardo não entendem nada!

    ResponderExcluir
  3. Para esclarecer,
    Joice e Eduardo são algorítimos. Inteligência artificial da Oi. A opção número 9, falar com o atendente sumiu.
    Para comprar serviços ficou excelente. Para solicitar manutenção nem tanto!

    ResponderExcluir
  4. Verdade! São insuportáveis!

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que esclareci!
    Bom domingo, domingo lindo a todos.

    ResponderExcluir

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.