Fundado em 28 de Setembro de 1998

11 de janeiro de 2020

"A Tempestade" de William Shakespeare



- Olá amigos leitores do CLIC :)

- Tudo bem com vocês?

- Espero que sim.

- Assunto dos mais importantes!

- Hoje à noite, ao final do debate sobre "OS TRABALHADORES da* MAR", quando o diplomático, que rima com simpático Concierge Evandro perguntar pelas sugestões de leitura, eu votarei em uma das minhas peças favoritas do divino Shakespeare.

- Qual?

- A última que ele escreveu, pouco antes de abandonar pra sempre sua pena mágica.

- Aquela cuja ação dura apenas
duas horas, o mesmo tempo que dura a peça.

- Sim, sim, você poderá ler "A Tempestade" em apenas duas horas.

(- O texto da obra é fácil de encontrar nas livrarias ou se preferirem gratuitamente online.)

- Aquela que põe em cena uma das três mulheres que eu mais amo nesse mundo, a jovem e sedutora Miranda.

- Aquela em que Miranda pergunta o seguinte a Ferdinando:

"- Você me ama?"

- Ao que Ferdinando responde sem pestanejar:

"- Além de todos os limites!"

- No original, "Beyond all limits"!

- Aquela que é citada no título de "Admirável mundo novo" de Aldous Huxley, excelente livro (que mudou minha vida pra melhor) que já foi lido neste admirável Clube de Leitura Icaraí em 2/09/2011.

- Estamos falando da magnífica "A Tempestade", em que o mago Próspero inventa um verdadeiro "Desfile de Escolas de Samba" para animar o casamento de Miranda com Ferdinando.

- A Tempestade começa com um naufrágio e suas primeiras palavras são:


A TEMPESTADE

De William Shakepeare, com tradução de Fátima Vieira, ligeiramente modificada por Fernando Costa

I ATO

CENA 1

Ouve-se o ruído tempestuoso de trovões e relâmpagos. Entram o Capitão e o
Contramestre.

CAPITÃO

Contramestre!

CONTRAMESTRE

Estou aqui, capitão! Quais são as ordens?

CAPITÃO

- Seus marinheiros parecem lesmas! Quero ação! Muita ação! Na* MAR todos os minutos são urgentes! Rápido com essas velas, caso contrário naufragamos!

Entram marinheiros.

CONTRAMESTRE

Eia, meus bravos! Ânimo, ânimo, meus bravos! Depressa, depressa! Recolham a vela de mezena! Atentem no apito do capitão! Sopra, tempestade, até rebentares com teus
ventos, desde que me deixes passar!

Entram Alonso, Sebastião, António, Fernando, Gonçalo, e outros.

ALONSO

Bom contramestre, empenha-te. Onde está o capitão? Portem-se como homens!

CONTRAMESTRE

Por favor, fiquem onde estão!

ANTÓNIO

Onde está o capitão, contramestre?

CONTRAMESTRE

Atenção todos! Saiam daqui. Assim vocês nos atrapalham. Passageiros, fiquem em suas cabinas! Aqui vocês só fazem é ajudar a tempestade.

GONÇALO

Ei, amigo, tem calma, somos nobres!

CONTRAMESTRE

Calma?!!!! Ha ha ha ha! Terei calma quando a* MAR tiver calma! Fora daqui todos vocês! A* MAR não respeita, nunca respeitou hierarquia. Quer vocês sejam príncipes ou reis o destino será o mesmo. O fundo da* MAR. Agora todos pra cabina! Silêncio. Caso contrário naufragaremos mais rápido!

----------------------------

- Tudo isso pra pedir a você, amiga leitora, ou a você, amigo leitor, que vote em "A Tempestade" do divino Shakespeare.

- Saibam que jamais se leu um Shakespeare, nem mesmo uma peça de teatro neste distinto Clube de Leitura.

- Para preencher esta lacuna votem em "A Tempestade". :)

Fernando Costa

Agora assistam ao trailer de um ótimo filme de 2010, baseado em "A Tempestade".


Um comentário:

  1. Fernando, influenciada por suas palavras, procurei o livro e terminei a leitura neste momento. Obrigada pela sugestão. Eu trouxe uma fala do Próspero que gostei muito.

    “Assim, por pura gentileza, sabendo quanto apego eu tinha aos livros, trouxe-me de minha biblioteca, volumes que eu prezava mais do que meu ducado.” A Tempestade, William Shakespeare

    ResponderExcluir

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.