Fundado em 28 de Setembro de 1998

20 de março de 2019

A Assembleia Geral Extraordinária da ACIL elegeu




Prezada Professora Luciana,  Ilustríssima Presidente da Academia Itaperunense de Letras, em cujo nome cumprimento todos os ilustres membros dessa casa,

Senhores e senhoras!

Este vai ser um discurso de gratidão!
É com imensa alegria que participo dessa solenidade de posse na nossa querida Academia Itaperunense de Letras.
Aos 86 anos de idade, praticamente 87, que completo daqui a 33 dias, eu não esperava mais viver tamanha emoção.
Agradeço a todos que contribuíram, direta ou indiretamente, para que eu estivesse aqui hoje, desde os anjos que cuidam de mim todos os dias, até os amigos que torcem e me incentivam a continuar vivendo e amando como outro qualquer do planeta, passando pelos familiares que, mesmo distantes, estão sempre presentes por meio de um grupo de WhatsApp, denominado “Família do Firinfinfim”, que reúne desde os bisnetos até os filhos, noras e genros.
Para alguém que toma notas na sua pequena caderneta mental e depois transcreve essas notas em despretensiosas crônicas, o mundo inteiro é digno de gratidão, pois é o mundo, do qual somos parte, a nossa matéria prima. Por isso, minha gratidão se estende ao mundo todo. E por consequência, como não podia deixar de ser, minha gratidão primeira é para com o Autor do mundo, que nos permite chama-lo de Pai.
As redes que esse mundo vai tecendo são, para mim, sempre incompreensíveis mas, também, sempre reveladoras e construtoras de sentido para a minha vida. Jamais imaginei um dia estar enredado na mesma rede da qual fazem parte Guimarães Rosa, o patrono nacional da Cadeira 31 que hoje assumo, Emiliano Silva, o patrono regional e Gladistone Gripp Lopes, que me antecedeu na mesma cadeira ou todos os outros que o antecederam.
É, pois, honrado e agradecido, que me junto a vocês todos, queridos membros da Academia Itaperunense de Letras, prometendo dar o melhor de mim para fazer jus a tão grande honraria.
Aos meus familiares e amigos aqui presentes, mas também aos que não puderam comparecer, meu agradecimento por terem sido, desde o início, os pacientes leitores desse (aspas) “contador de causos”, o que sempre foi minha única pretensão.
A todos os presentes aqui hoje, seja fisicamente ou imaterialmente, como a minha inesquecível Isabel, presente no meu coração encantado, cujo nome nunca me canso de repetir, minha eterna gratidão.

Obrigado!

Aquiles





Primeira Reunião da ACIL com o Aquiles


Aquiles
Cadeira: 31
Patronímica Nacional: Guimarães Rosa 
Patronímica Regional: Emiliano Silva
Membro que ocupou a cadeira antes: Gladistone Gripp Lopes
Solenidade: 07/12/18, às 19h30min.


Parabéns aos Imortais eleitos para a Academia Itaperunense de Letras (ACIL)!!!!

Ieda Tinoco Boechat - Cadeira nº 18 - Patronímica: Aluísio. Azevedo.

Marly Aparecida Carvalho de Mattos - Cadeira nº 29 - Patronímica: Cruz e Souza.

Guimarães Rosa
Aquiles Ernesto de Andrade
Cadeira nº 31 - Patronímica: Guimarães Rosa. ( maior número de votos) 

Parabéns aos candidatos eleitos!

Planejamos a Solenidade de Posse para a primeira semana de dezembro.

Parabéns!

Abraços,

Luciana.


2 comentários:

  1. Parabéns aos novos imortais da Academia Itaperunense de Letras: Ieda Boechat, Marly Mattos e Aquiles Andrade!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, nobres imortais! Bem-vindos!
    Nosso abraço e afeto.
    Luciana

    ResponderExcluir

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.