Fundado em 28 de Setembro de 1998

19 de junho de 2019

O gari: Benito Petraglia


Sou o melhor gari da minha cidade. Sempre ouvi que você tem que ser o melhor no que faz, seja médico ou gari. Eu sou gari, e o melhor. 

Não é pretensão minha não. É decisão da prefeitura. Todo ano tem eleição. Cada encarregado de distrito faz um relatório e manda pro departamento de limpeza urbana. Lá juntam os relatórios, somam os pontos e proclamam o vencedor. 

Em dezembro realizam a cerimônia de premiação e entregam a “láurea”, como eles chamam – um cheque de cem reais. O dinheiro é importante, lógico, mas – sinceramente – pra mim vale mais o orgulho. 

Sou formado em letras. Entrei pelas cotas. O primeiro concurso que apareceu foi o de gari. Não pude esperar. Aliás, gari é um antropônimo. Vem de Aleixo Gary, concessionário a quem foi entregue o serviço de asseio e limpeza do Rio de Janeiro no século XIX. Todo mundo devia saber a origem da sua profissão ou pelo menos a etimologia do nome. Médico, por exemplo, vem do latim medicus. Mas oficialmente não sou gari, sou, como está no contracheque, agente operacional de equipamento urbano. 

...

(continua no livro "Clube de Leitura Icaraí: Modo de Fazer")






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.