Fundado em 28 de Setembro de 1998

22 de setembro de 2017

Extraindo o Ouro e as Riquezas do Brasil

Por Wagner Medeiros Junior
Imagem relacionada
Retirar todos os recursos possíveis das colônias para enriquecer a Metrópole era um fundamento do mundo colonialista. O diplomata Martinho de Melo e Castro, secretário de Estado da Marinha e Ultramar do reino português, sintetizou com precisão esse fato, em 1772, ao dizer: Todo o mundo sabe que as colônias ultramarinas, sendo sempre estabelecidas com preciso objeto da utilidade da Metrópole, ou da cidade capital do reino, ou estado a que são pertencentes, resultaram dessa essencial certeza máximas tão infalíveis, e tão universalmente observadas na prática de todas as nações.
Nesse contexto, a exploração do ouro achado no Brasil tornou-se de substancial importância para a economia de Portugal, em especial nos reinados de D. João V (1706-1750) e de D. José I (1750-1777). Tal importância, todavia, não se restringiu apenas à dependência da Coroa das receitas derivadas dos tributos incidentes sobre a produção aurífera. Em determinados períodos, o ouro que entrava em Portugal por meio dos viajantes egressos do Brasil chegou a ultrapassar a todas as receitas tributárias do Reino.
O maior problema para o controle sobre a produção aurífera era o contrabando, que exigia uma constante mobilização das tropas para manter a vigilância territorial e a fiscalização sobre as regiões mineradoras. Mesmo com um forte aparato, a ascensão do diplomata Sebastião José de Carvalho e Melo - futuro Marquês de Pombal - ao ministério português, em 1750, fez com que Portugal apertasse ainda mais a cobrança de tributos, tendo em vista aumentar a lucratividade extraída do Brasil para consolidar sua política de modernização do reino.
Por conseguinte, o governo central estabeleceu que o Brasil deveria encaminhar anualmente a Portugal uma cota mínima de 100 arrobas de ouro, o que equivale a 1.500 quilos, como forma de compensar o contrabando e o descaminho estimado. Caso a Receita Real não alcançasse essa quantia seria lançada a “derrama”, ou seja, a cobrança dos impostos se daria pela força, com o confisco de bens, se necessário. A “derrama” atingiria a todos, inclusive comerciantes, fazendeiros, artífices, entres outros profissionais liberais, não ficando restrita apenas aos mineradores e contratadores.
Nessa época, a produção de ouro no Brasil começava a escassear em todas as regiões produtoras, o que afetava diretamente a arrecadação da Receita Real. Portugal, por sua vez, enfrentava grandes problemas econômicos decorrentes da autodependência da Inglaterra e da perda de algumas colônias na África e na Ásia. Para piorar ainda mais a situação do reino, no primeiro dia de novembro de 1755, dia de Todos os Santos, ocorreu um grande terremoto em Lisboa, seguido de um forte tsunami e de grandes incêndios que devastaram diversas regiões aonde as águas não alcançaram. Quase toda cidade ficou destruída!
A capitania de Minas de Gerais tornara-se então de importância substantiva para a Metrópole.  De lá a Receita Real arrecadou, no período entre o início de 1762 ao final de 1764, a seguinte soma de impostos, equivalente em ouro: 549 Kg em Dízimos, 1.403 KG em Entradas e 2.950 Kg em Quinto. Estima-se que Portugal recebeu do Brasil, durante todo o século XVIII e a primeira década dos oitocentos, cerca de 56,5 mil arrobas de ouro, a maioria saída de Minas Gerais. É natural, portanto, que toda capitania se sentisse sufocada ao ver subtraída tanta riqueza.
Entretanto, a Coroa portuguesa não arrefecia seu ímpeto arrecadador, nem em tempos de crise, quando a diminuição da produção do ouro já se fazia sentir na própria vida da capitania. Acumulou-se, então, dívidas em imposto que seriam impagáveis ao peso do ouro, principalmente porque a colônia dependia de importar quase tudo que consumia e era proibida de produzir. Por isto, para a Coroa portuguesa, por um largo período a “dívida” do Brasil continuaria crescendo.

Visite nosso site: 

Preto no Branco | Por Wagner Medeiros Júnior

5 comentários:

  1. Obrigado, Wagner! Tuas postagens valem ouro e nos enriquecem pela qualidade da escrita e o conhecimento da nossa história que os textos transmitem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez, muito obrigado! Suas palavras sempre funcionam como um combustível com muitas octanagens que me estimulam a escrever.

      Excluir
  2. Mais um texto interessante.
    Aos poucos você vai nos informando de uma forma "leve" nossa tão rica história.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Evandro, meu comentário não foi publicado.
    Não sei se fiz algo errado.

    ResponderExcluir
  4. Evandro, meu comentário não foi publicado.
    Não sei se fiz algo errado.

    ResponderExcluir

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.