CLIc: uma janela aberta às mentalidades coletivas

A literary think tank

O Clube de leituras não obrigatórias

Fundado em 28 de Setembro de 1998

5 de setembro de 2015

O Valor da Empatia: Elenir Teixeira




Amigos, gostei muito do texto do Professor Eugenio Mussak,  intitulado "O Valor da Empatia".  Não o enquadrando no conceito de auto- ajuda, sentí vontade de compartilhar com vocês alguns trechos:

"Colocar-se no lugar do outro e perceber suas necessidades é essencial para um relacionamento, em qualquer área  da vida".

"Empatia não é o mesmo que simpatia. Ambas as palavras vêm do grego e usam  a raíz  pathos, que, em sua origem mais remota, significa doença  (daí patologia). [...] Mas, simpatia usa o prefixo sin, que quer dizer junto, ao lado de. Já o prefixo de empatia é em, que remete ao interior, estar dentro, junto de verdade  O simpático está ao seu lado. O empático está com você. O simpático lhe olha, o empático lhe toca, mesmo que não use as mãos. O simpático é agradável. O empático é necessário".

"Ser empático é sentir a dor do outro. É compreendê-la. E assim criar as condições para mitigar tal dor. Se você não busca entender o sentimento do outro, não conseguirá lidar com ele  da forma mais adequada."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.