Fundado em 28 de Setembro de 1998

6 de julho de 2022

A cabeça do santo: Mônica Ozório

Acabei de ler um livro brasileiro super agradável indicado pela Rosemary: A cabeça do santo, de Socorro Acioli. É um romance nordestino, daqueles que parece uma caricatura do povo de lá. Samuel é nosso personagem principal. Um rapaz triste devido à morte de sua mãe, que sai pela estrada para cumprir seus três últimos pedidos. Com muita dificuldade ele chega maltrapilho e faminto na cidadezinha que ela pediu para ele ir, e daí em diante se desenrola um enredo levemente engraçado, muito doce e quase surreal. Quase. Eu terminei agora e sinto uma enorme ternura por todos os personagens de ajudaram Samuel, e por ele também, que se desfez da raiva para encontrar o amor. Até Mia Couto gostou. Então não é pouca coisa.
"Há muito que não lia com tanto prazer uma história que evocasse, com tão fina elegância , um universo que muito mais que o das crenças rurais nos remete a nossa diversidade interior e a inesgotável necessidade de nos encantarmos." – Mia Couto
"O primeiro romance de Socorro Accioli é uma festa, um divertido exercício de imaginação, partindo de uma ideia que parece roubada aos melhores sonhos de Gabriel Garcia Marquez e desenvolvendo-a até ao final com elegância e mestria." - José Eduardo Agualusa
(E acabei de aprender uma coisita que me incomodava. Hoje em dia podemos escrever "o personagem" e "a personagem", segundo os gêneros. Como parei no tempo ein? Até no vestibular já é considerado nota 10.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.