Fundado em 28 de Setembro de 1998

22 de agosto de 2021

Senhorita Else: Arthur Schnitzler


- Como os homens são tontos!

- Por que ele faz esses olhos de bezerro desmamado?

- Sou eu quem está falando?



"- Você sabe o que fez? Imagine, você foi ao salão de música vestida só com o casacão e, de repente, ficou nua na frente de todos  e caiu desmaiada. Acham que foi um ataque histérico. Não acredito nisso. Também não acho que você esteja desmaiada. Aposto que está ouvindo tudo o que estou lhe dizendo. "



Sinto a brisa fresca

soprando lá das montanhas.

Gostoso arrepio.


Pagará o empréstimo

mostrando-se nua a ele.

O seu pai merece.


Ela sentia algo

insistentemente olhando-a.

Seria um fantasma?


Vastos são os prados

e negros são as montanhas

e o céu sem estrelas.


Triste é a paisagem!

Não, não é ela que está triste.

Na vida, há tristeza.


Não quero saber

do real me maltratando.

Devaneios, quero.

(Elenir)



- Claro, madame, ficarei de acompanhante. Ou Else, como a senhora quiser. 

Descarada. Eu, desmaiada, e ela fazendo piadinhas. (p. 97)



histeria tem em sua origem greco-latina um caráter exclusivamente feminino sendo caracterizada mais tarde por Hipócrates como uma das “doenças das mulheres”. ... Os escritos de Hipócrates sobre a histeria mantiveram a crença da Antiguidade de que o útero teria a capacidade de se deslocar e causar a sufocação.



De acordo com a psicanálise, a organização histérica, entendida como um modo de funcionamento psíquico, caracteriza-se por uma busca permanente, incansável e inconsciente de uma pessoa em ser o objeto do desejo de outra. ... Uma pessoa com histeria vive sem um lugar próprio, atrelada ao suposto desejo de outra pessoa.



histeria (do francês hystérie e este, do grego ὑστέρα, "útero") faz referência a uma hipotética condição neurótica e psicopatológica, predominante essencialmente nas mulheres. ... Pessoas histéricas frequentemente perdem o autocontrole devido a um pânico extremo. 



O CLIc parece champanha!


Incrível tudo que vai pela cabeça da senhorita Else!

Inquietante o questionamento se, talvez, até sermos enterrados, depois que morremos, nós percebamos tudo que acontece ao nosso redor. Vixe!




O endereço permanece Fiala!



"Acabei de receber uma carta, senhor von Dorsday..."


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.