Fundado em 28 de Setembro de 1998

8 de outubro de 2018

Livro: Um chapéu para viagem, de Zélia Gattai

Olá queridos!
Reproduzo o post do meu blog Mar de Variedade. 

Terminei com certo atraso o livro de setembro do Clube de Leitura Icaraí.
Sempre tive muita vontade de ler algo da Zélia, por ser fã do seu marido Jorge Amado. E agora me tornei fã dela também. 

Sinopse do site Saraiva: " Em 'Um Chapéu para Viagem', Zélia Gattai conta um pouco mais sobre sua vida, tendo como pontos de referência dois chapéus que possuiu: o primeiro chapéu marcou sua mudança de São Paulo para a antiga Capital Federal; o segundo, a ida para a Europa dos exilados. O final da Segunda Guerra Mundial, a queda da ditadura de Vargas, a anistia aos presos políticos, a redemocratização do país formam o cenário destes relatos da consagrada escritora, Imortal da Academia Brasileira de Letras."



A Zélia se consagrou como grande memorialista. 
Esse livro é um livro de memórias, onde ela conta desde quando conhecia o Jorge Amado de longe, e era grande admiradora dele, lia seus livros, até muito tempo depois, com a vida de casados. 
Certo dia, acabou indo trabalhar com ele. Jorge passou a admirá-la também e, em pouco tempo, a pediu em casamento, o que ela aceitou, claro.
 Não acho que Zélia vivia à margem de Jorge, pelo contrário, ele dava desafios a ela ( para incentivá-la a crescer), que Zélia não se julgava capaz, como entrevistar uma jornalista importante, da qual ficou amiga. A Zélia teve oportunidade de morar fora do país e aproveitou para fazer vários cursos (investiu nela). Ela pôde conhecer grandes escritores, dos quais era fã, e ficar amiga, por intermédio de Jorge. Acho que houve uma boa parceria entre eles.
Fiquei encantada com a força da Zélia. Ela permeava entre a cozinha, com os belos jantares, e os grandes negócios, como conseguir achar apartamento em Copacabana e conquistar o habite-se, cuidar do sítio, até enfrentar a ditadura, além de ter sabedoria para lidar com Lalu, serenidade para ajudar Jorge com os problemas políticos ( foi para a maternidade com sua ajudante sem avisar a Jorge para não atrapalhá-lo). Que mulher fantástica!
É um livro gostoso de se ler, onde podemos conhecer um pouco da intimidade do casal, dos  pais de Jorge, principalmente Lalu, a mãe, que era uma "figura", muito engraçada, e que adotou Zélia como filha, pois as duas se deram muito bem. 
Temos também um pouco da visão da ditadura pelo olhar de quem passou por isso. O Jorge teve que morar fora, exilado por alguns anos. 
Outro ponto interessante é a descrição de alguns lugares do Rio de Janeiro, que eram pontos de encontro de escritores e personalidades de nossa História.
Além disso, a Zélia dá indicações de bons livros. 
Enfim, um excelente livro!
Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.