Fundado em 28 de Setembro de 1998

11 de agosto de 2018

Livro: A noite da Espera, de Milton Hatoum

Olá queridos!
Reproduzo o post que fiz no meu blog Mar de Variedade. 
Esse foi o livro do mês de julho do Clube de Leitura Icaraí. 
Esse é o primeiro volume da série O lugar mais sombrio.

Sinopse do site da Companhia das Letras: "Nove anos após a publicação de Órfãos do Eldorado, Milton Hatoum retorna à forma da narrativa longa em uma série de três volumes na qual o drama familiar se entrelaça à história da ditadura militar para dar à luz um poderoso romance de formação. Nos anos 1960, Martim, um jovem paulista, muda-se para Brasília com o pai após a separação traumática deste e sua mãe. Na cidade recém-inaugurada, trava amizade com um variado grupo de adolescentes do qual fazem parte filhos de altos e médios funcionários da burocracia estatal, bem como moradores das cidades-satélites, espaço relegado aos verdadeiros pioneiros da capital federal, migrantes desfavorecidos. Às descobertas culturais e amorosas de Martim contrapõe-se a dor da separação da mãe, de quem passa longos períodos sem notícias. Na figura materna ausente concentra-se a face sombria de sua juventude, perpassada pela violência dos anos de chumbo. Neste que é sem dúvida um dos melhores retratos literários de Brasília, Hatoum transita com a habilidade que lhe é própria entre as dimensões pessoal e social do drama e faz de uma ruptura familiar o reverso de um país cindido por um golpe."


Desde que Li "Dois Irmãos", Hatoum se tornou um dos meus autores contemporâneos favoritos. 
Nesse livro, o autor vai retratar um pouco da época da ditadura militar, ao contar a história do jovem Martim, paulista, que vai morar com o pai em Brasília. 
O livro começa com o protagonista em Paris, relembrando sua juventude, nos anos 60. 
"'Teu pai decidiu morar em Brasília', ela disse segurando e apertando minhas mãos. 'Eu e meu companheiro... nós nos apaixonamos, Martim. Você vai entender. Escreve para o endereço do teu tio. Brasília é uma cidade diferente, mas você vai gostar de lá.'" (p.25)

Assim, vamos acompanhando a vida desse jovem. A dor por não ter a mãe por perto. O difícil relacionamento com o pai. O namoro com Dinah. A amizade com outros jovens. 
Ele vai trabalhar em uma livraria. Seus amigos são atores. 
Acompanhamos muitas aventuras e emoção de Martim e seus amigos, tendo por pano de fundo a época da ditadura. 
Já quero a continuação. Espero que não demore muito.
Recomendo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.