Fundado em 28 de Setembro de 1998

15 de novembro de 2019

A leste do Eden: John Steinbeck



“E Adão conheceu Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz Caim e disse: ‘Gerei um homem com o auxílio do Senhor.’ Em seguida ela deu também à luz Abel, irmão de Caim. Abel era pastor e Caim, lavrador. Passado algum tempo, Caim ofereceu ao Senhor os frutos da terra. E Abel também ofereceu os primogênitos do seu rebanho e as suas gorduras. E o Senhor olhou com agrado para Abel e a sua oferta, mas não olhou para Caim e a sua oferta. E Caim ficou muito irritado e seu semblante se cerrou. E o Senhor disse a Caim: ‘Por que estás zangado? E por que teu semblante está abatido? Se praticares o bem, poderás reabilitar-te. E se procederes mal, o pecado estará à tua porta, espreitando-te. Mas tu o dominarás.’” “E Caim disse a Abel, seu irmão: ‘Vamos ao campo.’ Logo que chegaram ao campo, Caim lançou-se sobre o irmão e o matou. Disse o Senhor a Caim: ‘Onde está Abel, o teu irmão?’ E ele disse: ‘Não sei. Sou porventura o guarda do meu irmão?’ E o Senhor replicou: ‘Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama da terra por mim. De agora em diante serás maldito sobre a terra, cuja boca se abriu para receber de tuas mãos o sangue do teu irmão. Quando a cultivares, ela te negará os seus frutos. E tu serás peregrino e errante sobre a terra.’ E Caim disse ao Senhor: ‘Meu castigo é maior do que posso suportar. Expulsai-me agora desta terra e devo ocultar-me longe da Vossa face, tornando-me um peregrino errante sobre a terra. O primeiro que me encontrar, matar-me-á.’ O Senhor respondeu-lhe: ‘Não, aquele que matar Caim será punido sete vezes mais.’ E o Senhor marcou-o com um sinal, para que, se alguém o encontrasse, não o matasse. Caim retirou-se da presença do Senhor e foi morar na região de Nod, a leste do Éden.”

Caim Mata Abel
Lucas Van Leyden
 gravura a água forte - 114 x 86 cm - 1520 (Rijksmuseum (Amsterdam, Netherlands))



Reconhecer o poder da natureza
A força, a mudança dos rumos 
Saber que devemos sempre observar e observar e observar
Se quando o rio enche é inverno

 - frios corações -

Se debaixo da capa encontra-se um braço-de-mar ou um homem que transpira de medo e angústia
a floresta de sequoia nos lembra que
Imperecíveis deveriam também ser os sentimentos nobres
as boas lembranças e o cheiro das estações

Rita Magnago
(Poema feito após a leitura das primeiras páginas)




"Logo no início da 2ª parte, quando os irmãos Caleb e Aron ainda são crianças, Adam, Sam Hamilton e Lee ... se juntam numa conversa sobre a bíblia. Lee então conta que resolveu pesquisar as versões existentes da bíblia e achou várias traduções que não batiam. Na versão do Rei James, no Genesis, onde Deus conversa com Caim, um versículo diz: “thou shalt rule over him” (como uma promessa, que ele iria dominar o pecado). Já na versão da bíblia americana comum, a frase é “do thou rule over it”, como se fosse uma ordem. Lee então foi procurar este versículo em hebraico, e percebeu que ambas traduções estavam equivocadas. A palavra encontrada em hebraico foi Timshel, que poderia traduzir a expressão como “thou mayest rule over it” (“Poderás”). Portanto, explica Lee, que Timshel significa uma escolha. Poderás OU não. É o que diferencia homens de bichos. Todo homem tem direito a uma escolha, o famoso livre-arbítrio." (Fonte)
...
“And you have your choices, 
and these are what make man great, 
his ladder to the stars”



Acredito que a mente humana possua uma técnica mediante a qual, no seu recesso obscuro, os problemas são examinados, rejeitados ou aceitos. Estas atividades às vezes revelam facetas que um homem desconhece possuir. Quantas vezes vamos dormir preocupados e cheios de dor, sem saber o que causou a aflição, e de manhã acordamos com uma nova direção e clareza, talvez resultante desse raciocínio sombrio. E outras vezes há em que acordamos com o êxtase fervilhando em nosso sangue, o estômago e o peito estão tensos e elétricos de júbilo, e nada em nosso pensamento justifica ou causa esse estado. (pág. 352)





Não existem perguntas feias exceto aquelas vestidas pela condescendência. Não sei por que ser um empregado possa ser uma desonra. É o refúgio de um filósofo, o alimento dos preguiçosos, e, adequadamente executada, é uma posição de poder, até mesmo de amor. Não posso entender por que pessoas mais inteligentes não a escolhem como carreira - aprendem a exercê-la bem e a colher seus benefícios... um bom empregado... pode controlar completamente seu patrão, dizer-lhe o que pensar, como se comportar... (pág. 178)



... Cathy também parecia felina. Tinha o atributo inumano de abandonar o que não conseguia obter e de esperar pelo que podia obter. Estes dois dons lhe davam grandes vantagens. Sua gravidez fora um acidente. Quando sua tentativa de aborto fracassou e o médico a ameaçou, ela desistiu daquele método, o que não quer dizer que tenha se reconciliado com a gravidez. Sentou-se e suportou-a como suportaria uma doença. Seu casamento com Adam fora a mesma coisa. Estava encurralada e escolhera a melhor saída. Não queria vir para a Califórnia também, mas outros planos lhe eram negados por enquanto. Ainda muito criança aprendera a vencer usando o ímpeto do oponente. Era fácil guiar a força de um homem até onde era impossível resistir-lhe. Pouquíssimas pessoas no mundo poderiam saber que Cathy não queria estar onde estava e na condição em que estava. Relaxou e esperou pela oportunidade que sabia que chegaria com o tempo. Cathy possuía aquela qualidade necessária a todo grande criminoso bem sucedido: não confiava em ninguém, não se abria com ninguém. Seu ego era uma ilha. É provável que sequer olhasse para a nova terra de Adam ou para a casa em construção, ou visse os planos imponentes dele se transformando em realidade, porque não tencionava morar ali depois que sua doença tivesse passado, depois que sua armadilha se abrisse. Mas às perguntas dele ela dava respostas adequadas; fazer o contrário seria movimento desperdiçado e energia dissipada, impróprios de um bom felino. (pág. 170-171)



Não era uma fazenda bonita nas proximidades da casa - nunca tinha sido. Havia detritos por ali, estava tudo arruinado, descuidado, fora de ordem; não havia flores, pedaços de papel e lascas de madeira espalhavam-se pelo chão. A casa também não era bonita. Era um barracão bem construído para servir de abrigo e cozinha. Era uma fazenda sinistra e uma casa sinistra, mal amada e sem amor para dar. Não era um lar, não era um lugar ao qual se ansiasse por voltar. Subitamente Adam pensou na madrasta - tão mal amada quanto a fazenda, adequada, limpa, à sua maneira, mas não mais esposa do que a fazenda era um lar.





O rumo de uma grande ação pode mudar a história, mas provavelmente todas as ações produzem o mesmo à sua maneira, desde uma pedra pisada no caminho até a visão de uma bela jovem ou de uma apara de unha no chão do jardim.






Quando dois acontecimentos têm algo em comum, em suas naturezas ou no tempo ou local, nós chegamos rapidamente à conclusão que são similares e, a partir desta tendência, criamos uma magia e a guardamos para contar de novo depois. 







Em torno das pequenas fogueiras onde borbulhava o ensopado comunitário circulava todo tipo de conversa e só os assuntos pessoais não eram mencionados. Adam ouviu falar do surgimento da Central Sindical dos Trabalhadores da Indústria com seus anjos irados. Escutou discussões filosóficas, sobre metafísica, estética e experiência impessoal. Seus companheiros da noite podiam ser um assassino, um padre destituído ou que largou a batina por escolha própria, um professor que deixou um bom emprego numa universidade enfadonha, um homem solitário perseguido pelas lembranças, um anjo caído e um diabo em treinamento, e cada um contribuía com nacos de pensamentos à fogueira assim como contribuía com cenouras, batatas, cebolas e carne para o ensopado. Aprendeu a técnica de fazer a barba com caco de vidro, a estudar uma casa antes de bater para pedir um prato de comida. Aprendeu a evitar ou lidar com policiais hostis e a julgar uma mulher pelo calor do seu coração.





 “O intervalo de tempo é uma questão estranha e contraditória na mente. Seria sensato supor que um tempo de rotina ou um tempo sem acontecimentos pareceria interminável. Deveria ser assim, mas não é. São os tempos monótonos e parados que não têm nenhuma duração. Um tempo salpicado de interesses, marcado pela tragédia, recheado de alegrias — este é o tempo que parece longo na memória. E é assim quando se pensa a respeito. A falta de acontecimentos não tem postes para marcar sua duração. De nada para nada não leva tempo algum.” 

"É basicamente inútil tentar definir em palavras o que é um clássico da literatura – assim como é impossível definir com exatidão o que é um romance. Mas pode-se falar em características. E uma das características que faz um clássico ser um clássico muitas vezes é a capacidade de tocar em temas universais, humanos, que valem para qualquer pessoa independente de época ou cultura.
E esse é o caso de A leste do Éden: a capacidade de falar de questões básicas da existência humana. Questões que fazem parte de todos e que mais cedo ou mais tarde no texto todos irão sentir que sabem do que determinado personagem está falando, ou o que está sentindo." (Fonte)




O pesadelo de ser humano


Tendo sido paga, e adiantadamente, ela se tornava uma mercadoria, e um homem tímido pode ser alegre ou até mesmo brutal com ela. Também, não há nada do horror da possível rejeição que mexe com as entranhas dos homens tímidos.

Eis a única técnica pela qual você consegue sobreviver: nunca se fazer notar, nunca falar a não ser que lhe dirijam a palavra, fazer o que se espera de você e nada mais, e não buscar nenhuma promoção. Tornar-se um soldado mais que raso. É muito mais fácil assim. Recolher-se ao fundo de cena até que mal o consigam ver. 

Algumas vezes você não sabe quem é bom e quem é ruim.


Eu amo mais você. Sempre amei. Pode ser uma coisa ruim de lhe dizer, mas é verdade. Amo você mais do que todos. Se não, por que me daria o trabalho de magoá-lo?




“Quando uma criança descobre pela primeira vez o que são realmente os adultos – quando entra pela primeira vez na sua cabecinha honesta que os adultos não possuem inteligência divina, que seus julgamentos nem sempre são sábios, nem seu pensamento sincero, nem suas frases justas – seu mundo cai num pânico desolador. Os deuses tombaram e toda a segurança se foi. E há algo de certo em relação à queda dos deuses: eles não caem um pouco; eles despencam e se despedaçam ou mergulham fundo no estrume verde. É um trabalho tedioso reconstruí-los; nunca chegam a brilhar mais. E o mundo da criança nunca mais é o mesmo. É uma espécie de crescimento doloroso.”
(John Steinbeck, em A Leste do Éden)

3 comentários:

  1. Desse autor li, há muitos anos, Of mice and man. Excelente livro, lembro-me vividamente. Este deve ser outro espetáculo. Procurei na Travessa e não tem, mas me assustei com o preço, R$ 102. Vocês conseguiram onde e a que preço?

    ResponderExcluir
  2. Também me assustei com o preço, mas a leitura vale cada centavo. Uma obra prima!

    ResponderExcluir
  3. Usem o kindle para ler. Clicianos, publiquem os livros de vocês de forma que possamos adquirir a opção digital. Facilita bem a vida do leitor igual a mim. rs

    ResponderExcluir

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.