Fundado em 28 de Setembro de 1998

9 de setembro de 2018

Livro e filme: Os Vestígios do dia, de Kazuo Ishiguro

Olá queridos!
Reproduzo o post que fiz no meu blog Mar de Variedade. 
Esse foi o livro de agosto do Clube de Leitura Icaraí. Que livro!

Sinopse da Folha: "O mordomo Stevens, já próximo da velhice, rememora as três décadas dedicadas à casa de um distinto nobre britânico, lord Darlington, hoje ocupada por um milionário norte-americano. Por insistência do novo patrão, Stevens sai de férias em viagem pelo interior da Inglaterra. O mordomo vai ao encontro de miss Kenton, antiga companheira de trabalho, hoje mrs. Benn. No caminho, recorda passagens da vida de lord Darlington e reflete sobre o papel dos mordomos na história britânica. Num estilo contido, o narrador-protagonista acaba por revelar aspectos sombrios da trajetória política do ex-patrão, simpatizante do nazismo, ao mesmo tempo que deixa escapar sentimentos pessoais em relação a miss Kenton, reprimidos durante anos."



Que livro mais encantador! Adorei a escrita do Kazuo Ishiguro, vencedor do Nobel de Literatura do ano passado. 
Nesse livro, o Mordomo Stevens aceita a proposta de seu novo patrão de sair de férias no carro de seu empregador. 
Como só pensa em trabalho, O Mordomo vai atrás de Miss Kenton, que foi governanta da casa, na época em que o patrão era Lord Darlington, simpatizante do nazismo, para tentar trazê-la de volta. 
Ele deixa transparecer seu afeto por ela, que não era só de amizade. 
Ele sai de carro pelo interior da Inglaterra e vai revivendo toda a história como mordomo daquela casa. 
Nós leitores conseguimos saber o que se passa na cabeça do mordomo, que é o narrador, com riqueza de detalhes, e conseguimos entender seus sentimentos.
Ele era extremamente fiel ao seu patrão, não questionava nada, mesmo que fosse uma ordem descabida, era muito profissional, e colocava a vida de seu empregador até mesmo acima da sua, pois acreditava que assim estava desempenhando de forma digna o seu trabalho.  Portanto, acabava não tendo vida pessoal e deixou passar a oportunidade de viver um grande amor. Não vou falar mais do que isso para não dar spoiler. 
"Dei trinta e cinco anos  de minha vida a serviço de Lord Darlington. E certamente não seria injustificado afirmar que durante esse tempo estive, nos termos mais exatos, 'vinculado a uma casa de distinção'." (p. 143)
O filme:
Está disponível na Netflix. Achei o filme bem fiel ao livro, mas não conseguimos ter as percepções que o livro nos passa com a maestria do autor, pois, realmente, entramos nos pensamentos do mordomo Stevens, que é o narrador, no livro, o que não acontece no filme. Mas o filme também é muito interessante e conta com os excelentes atores Anthony Hopkins e Emma Thompson. 

Recomendo ambos!

2 comentários:

  1. Também gostei muito do livro. Que outros o leiam. Boas palavras devem ser propaladas, assim como esse bom livro. Que nos acautelemos contra a rigidez de comportamentos, contra a falta de flexibilidade.

    ResponderExcluir
  2. Sim, excelente! Texto incrível do Ishiguro!

    ResponderExcluir

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.