Fundado em 28 de Setembro de 1998

2 de novembro de 2022

Cisnes selvagens - três filhas da China: Jung Chang


(...)Embora estivéssemos a estudar inglês, e fôssemos pagos – em parte devido ao nosso valor em termos de propaganda – para fazê-lo, não devíamos parecer excessivamente dedicados à nossa matéria: isso faria de nós « brancos e peritos» . Na lógica distorcida da época, ser bom na respectiva profissão («perito» ) era automaticamente igualado com ser politicamente indigno de confiança (» branco» ).(...)" 
(pag.375)

"(...)Umas vezes era a inevitável acusação de que eu era « branca e perita» . Noutras ocasiões, era «burguesa» porque não me tinha batido pela oportunidade de limpar os lavabos, ou lavar a roupa dos meus colegas(...)"
(pag.375)

"(...)Acabou por morrer de fome. A irmã da minha avó, Lan, e o marido, « Lealdade» Pei-o, que tinham sido exilados para uma inóspita região no Norte da Manchúria devido às antigas ligações dele com os serviços de informações do Kuomintang, também morreram. Quando a comida começou a faltar, as autoridades da aldeia passaram a distribuir as rações de acordo com o seu próprio código de prioridades. O estatuto de Pei-o como pária da sociedade significou que ele e a mulher se contaram entre os primeiros a quem foram recusados alimentos. Os filhos sobreviveram porque os pais lhes davam o pouco que tinham para si. Também o pai da mulher de Yu-lin faleceu. No fim, tinha comido o enchimento da almofada e as tranças das cabeças de alho. (...)" 

Cisnes Selvagem pag.184













Filme de Antonioni que causou o furor da Sra. Mao Zedong e do Partido Comunista Italiano nos estertores da revolução cultural, segundo Jung Chang, autora de Cisnes Selvagens.






"(...)Um indivíduo podia ser promovido sem mudar obrigatoriamente de nível. Em quase quarenta anos, a minha mãe só subiu de nível duas vezes, em 1962 e em 1982; em ambas ocasiões, subiu apenas um degrau, e em 1990 estava ainda no nível 15. Com a sua categoria, nos anos 80, não tinha o direito de comprar um bilhete de avião ou um lugar almofadado num comboio, « privilégios» reservados aos funcionários do nível 14 para cima. Assim, graças a uma decisão que o meu pai tomou em 1953, quarenta anos mais tarde estava ainda um degrau abaixo da possibilidade de viajar comodamente no seu próprio país. Não podia alugar um quarto de hotel com casa de banho (só para funcionários do nível 13 e superiores(...)"

Cisnes Selvagens pag.143


https://youtu.be/G3pPOZKa9e4

https://youtu.be/3ZiZEZhfju4




"Quando as pessoas se sentem felizes, tornam-se mais bondosas."

"Silêncio... no qual a nossa força cresce."





"Destruam primeiro, e a reconstrução far-se-á por si mesma" (Mao Zedong)

https://g.co/kgs/Uffcos

"O amor que nasce de um encontro casual é sinal de imoralidade"



 
A necessidade de pedir instruções para um "tudo" não especificado haveria de tornar-se uma das características elementares do regime comunista. Significava igualmente que as pessoas tinham de aprender a não fazer fosse o que fosse por sua própria iniciativa. 



Os 5 desfiladeiros da montanha:

Nova atitude relativa:

à família

à profissão

ao amor

ao estilo de vida

ao trabalho manual


aceitando de bom grado as dificuldades e os traumas



A familiaridade excessiva pode ser uma coisa destrutiva.










A senhora Yang sofria de epilepsia, o que a fazia sentir-se indigna do marido. Mostrava-se sempre submissa, e ele tratava-a como se fosse lixo, sem a mínima consideração pela sua saúde. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.