Fundado em 28 de Setembro de 1998

18 de agosto de 2021

O código do diabetes: Jason Fung



“Na medida em que se compreende melhor o diabetes, as complicações deveriam diminuir. Porém isso não é o que ocorre. Se a situação só piora, a única explicação lógica é que a nossa compreensão e o tratamento do diabetes tipo 2 são fundamentalmente falhos.” Dr. Jason Fung 





“Evitamos encarar uma verdade inconveniente: as drogas não curam doença alimentar.” 


“Como não poderia deixar de ser, as consequências da dieta com muito carboidrato, uma esquisitice moderna não comprovada, são indesejadas: a obesidade desandou a subir e nunca mais cessou de progredir.”  

O Dr. Fung diz que o diabetes tipo 2 não é uma doença genética que faz parte do processo de envelhecimento, mas tem relação com o estilo de vida. Tudo começa com a resistência à insulina que vai culminar muitos anos depois em diabetes tipo 2. É um processo longo, deletério e silencioso. Portanto, você deverá fazer também o exame para saber como está a sua insulina, não somente a glicose, como muitos médicos costumam pedir rotineiramente.

“A causa da resistência à insulina é a própria insulina.”

“Por ser o principal local onde os nutrientes que serão metabolizados param, o fígado é o epicentro natural dos problemas de saúde causados pelo consumo excessivo. A resistência à insulina é causada principalmente pela infiltração da gordura no fígado, que por sua vez, é causado pelo consumo exagerado de glicose e frutose.” 

“A esteatose hepática, ou deposição da gordura no fígado, é uma das principais causas da resistência à insulina. A gravidade da gordura no fígado tem relação com pré-diabetes, resistência à insulina e funcionamento deficiente das células beta.”

A obesidade anda de mãos dadas com o diabetes tipo 2, ambos dependem que o hormônio insulina esteja baixo para que não cause danos no corpo.

“Seguir uma dieta de baixa gordura, restrita em calorias e exercitar-se são há muito um estilo de vida recomendado para o diabetes do tipo 2. Mas há um problema nesse conselho aparentemente de bom senso: ele também não funciona.”

O estilo de vida ocidental, com excesso de carboidratos refinados, favorece o diabetes tipo 2, embora todos falem que é uma doença crônica e progressiva e tratem com medicamentos e mais insulina, ele não corresponde ao tratamento, só piora. Com alguns cuidados pode até ficar estabilizado, mas reverter sem tratar a causa, isso não acontece. 

O Dr. Jason Fung diz que o diabetes tipo 2 “é uma doença totalmente reversível”. Será que o seu caso está entre os que vão se beneficiar do conteúdo do livro? Ele não diz que as pessoas com grau elevado de comprometimento da doença estão excluídas do tratamento. Eu penso que o acompanhamento de um médico que esteja ciente deste tratamento descrito no livro possa dar a resposta ao paciente que também deverá se empenhar para a recuperação da saúde. Até que ponto será essa melhora nós não sabemos, pois cada caso tem a sua particularidade. A reversão é possível e esta é a melhor mensagem de esperança que nós podemos dar aos diabéticos tipo 2.  


Regras:

1- Evitar frutose.
2- Reduzir carboidratos refinados e usar gorduras naturais.
3- Comer comida de verdade.
4- Fazer jejum com acompanhamento médico. 


--

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.