Fundado em 28 de Setembro de 1998

20 de abril de 2019

Beije-me onde o sol não alcança: Mary del Priore


"Não devemos buscar a felicidade, mas unicamente o dever."




"Longe do domicílio conjugal, tenho direito a travessuras."


O cafezal: Portinari

Interesses velados

As vastas plantações de café
E as cotações na Bolsa
Interesses velados conjugam o verbo

O amor e a infidelidade

unidos ao escárnio

Traição

Império e ostentação
Rumores de guerras
Caiu a escravidão
Impasses e medos
Senhores e escravos
E as palavras expressas
paciência e resignação
E para complementar
veio a imigração
Foram-se os vestígios da glória
Cafeicultores endividados
Cartas de alforria
Fim da escravidão
Abolição


Sonia Salim
10/04/19


Um pouco das minhas inquietações de leitura do livro de Mary del Priore: Beije-me onde o sol não alcança.


Manet


No escuro da noite,
a estrela me olha em silêncio.
Quer dizer-me o quê?

Ainda ouço o vento
cantando sobre as palmeiras,
 e os negros no campo.

Em Piraí, sinos
tristes badalando  avisam:
"Nicota morreu..."

Lembrando o passado,
ele, à sombra da velhice,
reflete e faz versos.

O jornalista poeta amou, verdadeiramente, a frágil Nicota



(Elenir)


"Junto a um
 ribeirinho serpenteante..."


"Pelos bons serviços, e pela fidelidade com que me serviu."




O que uma mulher quer, Deus também quer.




"Os fatos são a parte visível de uma escrita invisível." (p. 235)



Pequena jaça no livro do mês, Beije-me onde o sol não alcança.

Pag. 53, março de 1865, : …no reinado de Nicolau II…

O último Czar da Russia, Nicolau II, nasceu em 1868, iniciou o reinado em 1894 e foi deposto em 1917, na revolução bolchevique, sendo posteriormente executado, com sua família, em Ekaterinburg.
Na época descrita no livro, o Czar era Alexandre II.

(Simples comentário histórico que não altera a trama do romance)

[Fred]



"Não se trata de amor, mas de interesse agudo à primeira vista."

São Elesbão
"O primeiro dever de uma mulher é ser bela, o segundo, ser estúpida" 
(Anne Houy Haritoff)


São Benedito

"Deus abençoe este lar"

Os reis magos

Eva pecou só para despachar o marido e mandá-lo pro trabalho.



3 comentários:

  1. "Diz ma chérie que a única maneira de escapar ao tédio é encontrar poesia no dia a dia." Mary del Priori

    ResponderExcluir
  2. "Os pomares florescem. O cafeeiro dá seu fruto. Só os homens sofrem do que são. E nada parece tranquilizá-los. Não veem que, ao fim de tudo, cada nascer ou pôr do sol é um espetáculo mais impressionante do que a mais brilhante ópera. Que nenhum espetáculo social se aproxima daqueles que a natureza inventa todo o dia." (Nicota) Mary del Priore - Beije-me onde o sol não alcança

    ResponderExcluir
  3. Aprendi, muito tarde, a ler livros de História começando, ainda na Livraria, pela Bibliografia. Bibliografia de 1980, 1990, extraída sem documentação anterior alguma, não fazem o forte da minha leitura. Também não misturo História e ficção nem assisto novelas populares que tratam do mesmo tema.
    Não tenho mais tempo a perder.

    ResponderExcluir

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.