Fundado em 28 de Setembro de 1998

5 de agosto de 2018

O apanhador no campo de centeio: best-seller foi debatido no Clube de Leitura Jovem em 26/06/2014

"Gostei muito de Holden Caufield e senti muita simpatia por ele, porque ele era realmente um cara legal, sempre tentando fazer o melhor pela sua irmã Phoebe, mas sempre falhando, como quando comprou aquele disco para ela e o quebrou antes que pudesse entregá-lo. Também gostei do modo como ele se preocupava com o que os patos de Nova York faziam no inverno. Para onde vão? Mas a minha parte favorita é o final, quando Holden leva sua irmã para o carrossel e ela monta no cavalo e ela tenta alcançar a argola dourada. Holden diz: 'Cheguei a ficar com medo de que ela acabasse caindo da droga do cavalo. Mas não disse e nem fiz nada. O negócio com as crianças é que, se elas querem agarrar a argola dourada, o melhor é deixar elas fazerem o troço e não dizer nada. Se caírem, caíram, mas o errado é dizer alguma coisa para elas.'" (Pat)




O apanhador no campo de centeio, livro de maior sucesso do escritor norte-americano J. D. Salinger, é tema de debate na próxima edição do Clube de Leitura Jovem. O evento acontece no dia 26 de junho, às 18h, na Livraria Icaraí (Rua Miguel de Frias, 9, em Niterói), e é voltado preferencialmente para o público entre 13 e 18 anos. A entrada é gratuita.
A obra foi originalmente publicada em formato de revista entre os anos de 1945 e 1946 e, em 1951, ganhou edição em livro, tornando-se um dos best-sellers mais lidos no mundo. Apesar do romance ter sido lançado, em um primeiro momento, somente para adultos, seu protagonista, Holden Caulfield, ficou muito popular entre os jovens leitores. Na história, Holden passa por problemas tipicamente adolescentes: confusão, angústia, alienação e revolta. O personagem é, na verdade, um anti-herói, e acabou virando um ícone da rebeldia adolescente, tendo influenciado os movimentos contra-culturais dos anos 1960 e 1970.
Alguns fatos curiosos rondam a trajetória da obra, como a morte do cantor John Lennon. Segundo testemunho do próprio assassino, Mark David Chapman, ele estava lendo O apanhador no campo de centeio minutos antes de tentar o suicídio, e da obra teria tirado inspiração para matar o beatle. Diz-se também que o atirador que tentou matar Ronald Reagan, em 30 de abril de 1981, afirmou que também teria tirado do mesmo livro a inspiração para matar o então presidente dos Estados Unidos.
Sobre o autor - J. D. Salinger nasceu em Manhattan, Nova Iorque, em primeiro de janeiro de 1919, filho de pai judeu de origem polaca e mãe de origem escocesa e irlandesa. Começou escrevendo ainda na escola secundária e publicou vários contos no início da década de 1940, antes de servir na II Guerra Mundial. Em 1948, escreve seu primeiro conto aclamado pela crítica, Um dia perfeito para Peixe-banana, publicado na revista The New Yorker, que também veicularia outros contos seus nos anos seguintes. Em 1951, publica O apanhador no campo de centeio, seu primeiro romance, que se torna um sucesso imediato. O livro continua tendo uma vendagem estimada em 250 mil cópias por ano. J. D. Salinger morreu em 2010.

"Holden tem dificuldade de lidar com a realidade, ele quer viver em um mundo infantil para o resto da vida, o que faz dele um personagem muito bonito e interessante, mas que não consegue encontrar seu lugar no mundo real." (Nikki)

Um comentário:

  1. Holden Caufield se intitula pacifista. Se fosse forçado a servir o exército, ele disse que ia "sentar em cima da porra da bomba atômica". Eu também.

    ResponderExcluir

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.