Fundado em 28 de Setembro de 1998

2 de janeiro de 2021

Cabine Individual: Gracinda Rosa




"...adoro todos os livros de Gracinda. São muito humanos. Parece que estamos deitados na rede e alguém de voz doce está lendo uma deliciosa história, da qual podemos tirar várias lições. A vida de Gracinda é um exemplo para nós, de paciência, perseverança, disposição, amizade.

Cabine individual é um título sugestivo. Fazendo uma filosofia de botequim, diria que tomos somos nossas próprias cabines, mas é preciso abrir a porta, deixar passar, deixar sair, entrar, fluir. É essa troca que nos alimenta e enriquece. Que a reunião seja fértil para a alma de todos os cliceanos!

Beijos saudosos e votos de um Feliz Natal a todos,

Rita"




Quando, finalmente, na segurança da cabine do carro leito em que me instalara, acompanhei os ruídos e os solavancos característicos da partida do trem, pude sentir certo alívio. Ele foi se afastando, lentamente no início e depois tomando o ritmo acelerado que manteria por longo tempo. Seu deslizar pelos trilhos era suave, macio, causando apenas um leve balançar que mais parecia um embalo. Passaria toda a noite ali, sentada naquela poltrona, viajando ao encontro do desconhecido.





Autora: Rosa, Gracinda

Publicação/Edição: Nitpress. 80 p. [2007]

Sobre a Obra: "Gracinda Rosa lançou-se (de peito aberto com seu Pequenos Amores, apresentação corretíssima de Sônia Peçanha e Cyana Leahy). Agora nos traz uma experiência coloquial, ao mesmo tempo feliz e decepcionante. Mas, sem quaisquer exageros, e mediante uma linguagem de estilo cauteloso e leve, ela irrompe fronteiras de preconceitos e renova o inevitável - desejo, paixão, desengano. "

...Já era tarde para qualquer esperança. Tinha que dar um basta às ilusões."

Gracinda Rosa tem, nos seus escritos, uma ardência de juventude, embora estabeleça uma feliz convivência com a maturidade. Lemos seus romances com imensa ternura" (Renato Augusto Farias de Carvalho).




Em “Cabine Individual”, volta “Rosa”, agora mais madura, contando seu caso de amor com”Hélio”. Por ele e para estar com ele, que fora morar em São Paulo, Rosa tira um mês de férias e parte numa viagem de trem, numa cabine individual. Ali, no balanço do trem, e na cabine individual, Rosa vai relembrando tudo que aconteceu com ela e Hélio, desde que se conheceram.   Após a chegada de Rosa em São Paulo,  a narração se modifica. Rosa agora está vivendo o presente com seu amor Hélio. Foi feliz por quase 30 dias. Um pouco antes de completar esse período  (Rosa não pediu demissão do trabalho, apenas férias; era preciso se certificar se esse romance era realmente verdadeiro antes de romper com todos os laços que a ligavam a sua família e a sua cidade) , Hélio a desapontou.  Rosa descobre que ele a traía num bilhete deixado pela outra em seu paletó, quando o esvaziava para mandar para a lavanderia. E assim Rosa deixa São Paulo e Hélio,  retornando para sua cidade numa viagem de trem, numa cabine individual. Mais um amor que perdia Rosa. 

A autora mais uma vez me deixa atônita por me ver ali, em situação semelhante, ao me entregar ao amor com a mesma coragem de “Rosa” de “Cabine Individual”.


MORAL DA HISTÓRIA:


Penso que eu, assim como a “Rosa”, temos uma outra capacidade além da de amar, que é a capacidade de sonhar. Talvez por isso mesmo, nós sejamos felizes com nossos amores feitos de sonho, inocentes, platônicos,  já que no amor real  surgem a todo momento aqueles incômodos obstáculos, que afastam de nós nossos amores. (A. Ellias)

3 comentários:

  1. Temporada de Gracinda no clube de leitura: debateremos teu livro na próxima reunião de dezembro e em janeiro 2018 será a vez de debatermos um livro indicado por ela: Quase memória, de Carlos Heitor Cony.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Gracinda Rosa!

    Li com prazer seu livro "Cabine Individual" e já estou ensaiando

    uma leitura teatralizada dos meus extratos favoritos, que lhe deixo adivinhar quais

    são.

    Espero que você goste.

    Obrigado pelo duplo presente.

    Ah, preciso lhe dizer que encontrei o irresistível "Hélio".

    Veja meu post acima.

    Saúde, boa sorte.

    Fernando Costa



    ResponderExcluir
  3. Achei uma delícia ler seu livro.Encontrei você em todas as páginas. Sentia sua presença.Sua forma clara de se colocar me prendeu todo o tempo ao seu lado durante a leitura.Te escutava, te sentia.
    Obrigada por esquentar minhas noites frias aqui no inverno da Alemanha.
    Como já comentei, dormi duas noites com você ao meu lado.
    Parabéns!
    Beijinhos sempre ternos.

    ResponderExcluir

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.