Fundado em 28 de Setembro de 1998

7 de dezembro de 2017

Uma irresistível guloseima - conto do livro das Mil e Uma Noites - Fernando Costa




- Boa noite amigas e amigos do CLIC :)

- Adivinhem o que eu mais o genial Machado de Assis temos em comum, além do fato de sermos ambos mulatos, de origem humilde, amigos da Literatura e brasileiros?

- Acertou quem disse que tanto eu quanto mestre Machado somos apaixonados pelas MIL E UMA NOITES.

- Eu falo de Machado no presente, porque pra mim ele é imortal.

- Imortal, colossal, genial, fenomenal, tudo rimando em
AL.

- A propósito das MIL E UMA NOITES...

- Não sei se vocês se lembram, mas durante o debate do livro "O Filho de Mil Homens" de Walter Hugo Mãe, nossa amiga Mariney Klecz falou-nos da importância que um certo doce (guloseima) teve em sua vida... Ou num capítulo de sua vida.

- Eu lembrei-me imediatamente de um certo conto do LIVRO DAS MIL E UMA NOITES.

- Qual o título do conto?

"Os vizires Nuruddin Ali, do Cairo, e seu filho Badruddin Hasan, de Basra"

 que você poderão saborear no primeiro volume do LIVRO DAS MIL E UMA NOITES, tradução de Mamede Jarouche, publicado pela Editora Globo em quatro volumes.

- Sinceramente?

- Não me lembro de ter lido nenhum outro conto em que um doce (guloseima), tenha assumido uma tão grande importância na vida de seus personagens.

- E vocês?

- Grande abraço e boa leitura a todos.

Fernando Costa

4 comentários:

  1. Muito obrigada pela lembrança gde abraço

    ResponderExcluir
  2. Ótima sugestão. Obrigada, Fernando.

    ResponderExcluir
  3. Fernando eu gostaria de ler este conto pois, indicado por você, deve ser muito bom.Tenho "As mil e uma Noites", em 2 volumes, com apresentação de Malba Tahan e tradução de Alberto Diniz. Não o encontrei no índice. Você pode me informar a ordem desse conto. Procurai até o último "A História das Duas Irmãs que Invejavam a Irmã mais Nova" e não o encontrei. Será que a minha edição está incompleta? Obrigada! Abs.
    Elenir

    ResponderExcluir

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.