CLIc: uma janela aberta às mentalidades coletivas

A literary think tank

O Clube de leituras não obrigatórias

Fundado em 28 de Setembro de 1998

4 de março de 2017

Em 17 de Março, no Clube da Lua - Homo Deus: Yuval Noah Harari

Na verdade, na maioria dos países, o hábito de comer demais tornou-se um problema muito pior que o da fome. Conta-se que, no século xviii, Maria Antonieta aconselhou as massas famintas a que, se ficassem sem pão, comessem brioches. Os pobres hoje estão seguindo literalmente esse conselho. Enquanto os moradores ricos de Beverly Hills, nos Estados Unidos, comem salada de alface e tofu no vapor com quinoa, nos cortiços e guetos os pobres se empanturram com bolinhos recheados, salgadinhos artificiais, hambúrgueres e pizzas. Em 2014, mais de 2,1 bilhões de pessoas apresentavam excesso de peso em comparação com 850 milhões que sofriam de subnutrição. Prevê-se que metade da humanidade estará com excesso de peso em 2030. Em 2010, fome e subnutrição combinadas mataram cerca de 1 milhão de pessoas, enquanto a obesidade matou 3 milhões. 





"Em 2012, aproximadamente 56 milhões de pessoas morreram no mundo inteiro; 620 mil morreram em razão dá.violencia humana (guerras mataram 129 mil pessoas, o crime matou outras 500 mil). Em contrapartida, 800 mil cometeram suicídio, e 1,5 milhão morreram de diabetes. O açúcar é mais perigoso do que a pólvora." 
p. 24.


26/2/2017

ECLIPSE SOLAR

Início - 10:17 H
Máximo - 11:40 H (53 %)
Fim - 13:10 H






Início da contagem regressiva

Reunião do Clube da Lua

Gruta do Antônio





Domingo agora (26/2/2017) tem eclipse do Sol, será Nova a Lua, mas daí a duas semanas teremos Lua Cheia, a única sexta-feira de Lua Cheia da Quaresma, a meio caminho entre as Cinzas e a Paixão, dia ideal para um encontro do Clube da Lua, quanto mais se for para ler um livro escatológico como esse "HOMO DEUS" desse estranho escritor israelense.






Neste Homo Deus: uma breve história do amanhã, Yuval Noah Harari, autor do estrondoso best-seller Sapiens: uma breve história da humanidade, volta a combinar ciência, história e filosofia, desta vez para entender quem somos e descobrir para onde vamos. Sempre com um olhar no passado e nas nossas origens, Harari investiga o futuro da humanidade em busca de uma resposta tão difícil quanto essencial: depois de séculos de guerras, fome e pobreza, qual será nosso destino na Terra? A partir de uma visão absolutamente original de nossa história, ele combina pesquisas de ponta e os mais recentes avanços científicos à sua conhecida capacidade de observar o passado de uma maneira inteiramente nova. Assim, descobrir os próximos passos da evolução humana será também redescobrir quem fomos e quais caminhos tomamos para chegar até aqui.







 Clic aqui para assistir uma entrevista com Entrevista com Yuval Noah Harari


Livros lidos anteriormente:


  1. A view from the center of the universe: Joel Primack and Nancy Abrahms - Debate em 18/jan/2010 na Casa de Cultura César Araújo;
  2. O Universo numa Casca de Noz: Stephen Hawking - debate em 28/04/2010 na Glia Cultura e Aprendizagem; 
  3. Criação Imperfeita: Marcelo Gleiser - debate em 24/07/2010;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.