Fundado em 28 de Setembro de 1998

6 de novembro de 2016

Livro: A Rainha Ginga, de José Eduardo Agualusa

Vou reproduzir o post do meu blog. Abraço a todos.


Olá queridos!
O livro do mês de maio do Clube de Leitura Icaraí foi esse.
Trata-se de um bom romance histórico.

Sinopse da Livraria da Travessa: "Este romance histórico narra a incrível e verdadeira história de dona Ana de Souza (1583-1663). Senhora de um reino poderoso nos vastos sertões da costa ocidental da África, dizimado e reconstruído vezes seguidas, ela exerceu seu poder com inteligência e originalidade. Astuta nas negociações políticas, a Rainha Ginga estabeleceu alianças diplomáticas com os holandeses, ao mesmo tempo em que comandava os seus exércitos contra outros reis africanos, e tropas luso-brasileiras. Ardilosa, vaidosa, adotou uma coleção de esposas (na realidade homens, vestidos como mulheres) e se casou várias vezes com chefes militares que desejava como aliados políticos. O renomado escritor José Eduardo Agualusa recupera a trajetória desta poderosa rainha, compondo uma história de amor, sexo e poder."


O livro é narrado por um padre brasileiro, nascido em Olinda. Ele acaba se tornando um dos secretários da rainha e, com o tempo, desiste de ser padre.
O padre acaba sendo a figura central do livro. Ele narra com detalhes as guerras por conquista de reinos pela Rainha Ginga. E tudo que ela foi capaz de fazer para ter mais poder. 
O narrador conta em detalhes, também, a forma terrível com que os escravos eram tratados por seus donos, trazendo muita revolta para quem lê. 
O livro possui várias frases muito interessantes e uma que quase todo o grupo do clube mencionou e gostou foi essa: 

"Há mentiras que resgatam e há verdades que escravizam." (p.115)

No contexto, ela faz todo o sentido. Não irei explicar para não dar spoiler.
Então é uma boa leitura: interessante e informativa.


Bom livro!

2 comentários:

  1. Icamiaba das boas, essa rainha Ginga.

    ResponderExcluir
  2. Tive que procurar no Google o significado de icamiaba. Rs. Realmente ela era.

    ResponderExcluir

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.