Fundado em 28 de Setembro de 1998

25 de agosto de 2020

Livro: Destino Estrangeiro, Daniel Chutorianscy

Olá queridos!

Vou reproduzir o post que fiz no meu blog Mar de Variedade.

Esse foi o livro do mês do Clube de Leitura Icaraí, do qual faço parte.

Sinopse: "Esta obra de Daniel Chutorianscy traz um pouco da história de migração do povo judeu para o Brasil. E o faz não como relato, não como memória, não como História, mas através de um texto poeticamente construído, breve, conciso e enxuto, que brilha com a força da boa literatura. Pode-se dizer que, aqui, Chutorianscy prossegue uma linha que vai de Bashevis Singer a Scliar, pasando por Phillip Roth, Saul Bellow, Primo Levi...
Neste percurso o autor aborda temas que são comuns não só a este grupo, mas que fazem parte da experiência humana: perseguições, guerras, guetos, matanças, saques e migrações. Tudo isso sugere selvageria, mas ao mesmo tempo também é capaz de revelar a potência e a força da migração e daqueles que, por opção ou por necessidade, arriscaram-se no mundo desta forma. 
Tal potência confere a este livro um tom de protesto contra o gueto, a guerra, o genocídio e os demais superlativos da perversidade humana, seja em terras frias que congelam ou nas terras quentes que sufocam. Mas também, num texto envolvente e burilado, o oposto de tudo isto: saga, sonho, poesia, esperança e a convicção de que tudo vai dar certo, como tantas vezes."


Essa obra, apesar de abordar temas como guerras e preconceito, por contar a vida de uma família de imigrantes, é um livro escrito com certa leveza. 
Gostei da forma objetiva com que o autor escreveu cada capítulo. É um texto conciso, sem deixar de passar as informações necessárias sobre o recomeço dessa família no Brasil.
A história dessa família é contada com muita verdade, fazendo com que o leitor consiga imaginar a trajetória dos protagonistas.
Ótima leitura!
Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.