Fundado em 28 de Setembro de 1998

26 de janeiro de 2015

Fahrenheit 451

Você sabe qual a temperatura de queima do papel? Está no título do romance de Ray Bradbury e foi o livro que escolhi de presente de amigo oculto, uma indicação da amiga Sonia Salim, a quem agradeço. Levei-o para passear nas Cataratas, mas foi ele quem me deu um banho. Muito bom, excelente para reflexão, como me parece serem vários dos livros distópicos.


O livro foi escrito há 61 anos e a visão futurista que o autor já mostrava então se assemelha ao que estamos em vias de vivenciar. Questionador e crítico, um livro desses pra te fazer pensar e sair do marasmo. 

Na linha de 'Admirável Mundo Novo', Ray nos incita à reflexão sobre o significado da felicidade, do prazer. A futilidade ganha um espaço incrível, amores rápidos, envolvimento pessoal praticamente inexistente, tudo na superfície, a densidade está agonizando e sobrevivendo na cabeça de uns poucos. A dor merece ser extinta, a morte dispensa o luto, todos são igualmente banais, uma sociedade de vacas de presépio. 

O autor questiona ainda as muitas formas de se matar um livro, desde as óbvias censura e proibição até e principalmente à arte da manipulação, tão forte que prescinde do poder do estado. É a própria sociedade quem adere, fiscaliza e delata como se fosse ela o governo tirano. E livros são queimados a 233º C, ou, nos padrões americanos, 451ºF. Ateemos fogo ao pensamento crítico!

Com o Ano Novo se aproximando velozmente, escolhas e caminhos estão em alta. Fico aqui pensando... o tamanho da nossa gaiola, quem é que vai definir? Este livro amplia horizontes e refaz a questão: afinal, qual é mesmo a busca incessante do humano? 

Filme


7 comentários:

  1. Oi, Rita Magnago, que bom ver você fechar o ano lendo esse livro maravilhoso para reflexão. Você nunca mais vai esquecer os episódios contidos nele. É um livro que deve ser lido assim como você fez, somando aos do clube, de acordo com a curiosidade. Não se esqueça de ver o filme. Espere, vou procurar o link e trazer para você e os demais leitores do clube de leitura. Eu recomendo sempre a leitura e o filme. Bom demais! Parabéns pela postagem!

    Feliz 2015! Beijos! Sonia Salim

    http://youtu.be/y-5KUImubtY Fahrenheit 451 - O filme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sonia, assisti com a família, ontem após o almoço, ao filme Farenheit 451 no youtube. Bem estilo "cinema inteligente". Como quase sempre, achei o livro melhor, mas foi muito interessante ver o filme porque, na leitura, eu imaginava um mundo no futuro e, ao assistir à película, eu estava no passado. Quando o telefone se materializa, o caminhão dos bombeiros, os cabelos das pessoas, etc, aí você vê como a imagem reduz a imaginação. Também senti muita falta do cachorro-robô que tem no livro e do amigo professor do protagonista, que não aparece na versão para o cinema. Eles tentaram dar uma romanceada deixando a mocinha viva, mas eu prefiro como escreveu Ray. Obrigada por ambas as preciosas dicas. Beijos.

      Excluir
    2. Sim, Rita, eu penso que os livros são melhores e nos dão uma visão total da situação, o que o filme às vezes não pode ter, pelo tempo, coisa e tal. Imperdoável mesmo foi o professor não aparecer no filme, eu o considerei muito importante. A atitude da mocinha foi bem interessante, aquela que muitos de nós fazemos que é alfinetar com a pontinha da capa dos livros. rs Não teria sido isso que fez você ler "Farenheit 451? Adoro fazer isso!!! Bjs

      Excluir
    3. Ahaha, foi sim, Sonia Salim 'espetadeira', rsrsrs.

      Excluir
  2. Se nosso futuro for um mundo distópico como o previsto em Fahrenheit 451, que livro você gostaria de memorizar?

    Aníbal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta, Aníbal. Embora eu tenha muitos livros que considero maravilhosos, se tivesse que escolher apenas um para memorizar seria " Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra", do Mia Couto. Simplesmente lindo demais.

      Excluir
  3. Eu escolheria "A consciência de Zeno" de Italo Svevo.

    ResponderExcluir

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.