Fundado em 28 de Setembro de 1998

2 de julho de 2014

Questões para troca de ideias sobre a obra de Padura "O homem que amava os cachorros"




Mande suas perguntas e/ou coloque suas respostas no campo de comentários dessa postagem para debatermos a obra do escritor cubano:


  1. uma crença total será sempre maléfica?
  2. não importam os meios para se atingir determinado fim?
  3. quando a desesperança alcança patamares inimagináveis, quem é capaz de qualquer coisa para ter de volta a esperança? E quem não?
  4. um ideal pode estar acima de tudo?
  5. o marxismo é uma utopia?
  6. você concorda com Daniel Cohn-Bendit, lider do movimento estudantil de 1968 em Paris, que ficou indignado com os xingamentos à presidenta Dilma na abertura da Copa do Mundo no Taquerão e disse que ela deveria ter comprado os ingressos para encher o estádio com torcedores que são favoráveis ao governo? 


11 comentários:

  1. No face, Elô e eu respondemos sobre a crença ser ou não sempre maléfica, uma das questões levantadas pela obra de Padura. Eu acho que sim, a dúvida é amiga enquanto a certeza absoluta me parece um grande passo para o abismo do engano.

    ResponderExcluir
  2. 1) Para mim, crença é feito combustível e uma crença total pode funcionar como os mísseis de Nikita Kruschev que foram instalados em Cuba direcionados para os EUA na década de 60. Olhem o resultado! 2) Meios e fins são como marido e mulher, tem que haver um compromisso entre os dois, caso contrário, as consequências são ruins.

    ResponderExcluir
  3. Continuando...

    3) Essa é uma questão crucial em nossas vidas. Quem for capaz de qualquer coisa já caiu no desespero e será que é possível viver no desespero sem desejar a morte?
    4) Acho que ideal acima de tudo é devaneio e a gente no clube de leitura sabe bem como é difícil se desvencilhar das malhas do devaneio.

    ResponderExcluir
  4. Evandro, você é hilário mesmo. Estou agora perto do final do livro, e mais questões surgem, o que é bom. Me chamou a atenção que na capa do livro o autor tenha feito constar a palavra "romance". Acho que meio que ele quis tirar a responsa pelos fatos históricos, em caso de erros, omissões, parcialidades etc. O q. vc acha?

    ResponderExcluir
  5. Olá Rita, fatos históricos são interpretados de formas diferentes dependendo das motivações de quem fala ou escreve sobre eles. Você tem razão! Quando se diz que o livro é um romance, e principalmente quando o narrador é um outro que ainda assim recebeu o manuscrito de um amigo, etc,. o autor está criando uma espécie de lenda urbana, uma ficção, portanto, não se caracteriza como um estudo histórico e nem se sujeita a juízo de valor. É uma ficção recheada de fatos históricos ou um fato histórico recheado de ficção. A interface entre a história e a ficção está impregnada de ideologias.

    ResponderExcluir
  6. Caro concièrge, acabo de chegar à página que contém a frase "...janelas abertas às mentalidades coletivas..." e de imediato me lembrei que a li aqui no blog, recentemente. Muito oportuno, você sempre antenado. Gostei do final do livro, do início e do meio. Gostei das questões levantadas e acho que será um debate profícuo. Os mais apaixonados pela luta política, como Winter, Lilian e Novaes/ não deveriam perder. Os menos apaixonados tampouco, pois despertar paixões é uma das capacidades deste Clube.

    ResponderExcluir
  7. Eu não sei, Rita, se "a dúvida é amiga", como você diz. Pode ser, até certo ponto. Porque demais pode paralisar. E quanto "a certeza absoluta" parecer "um grande passo para o abismo do engano", sim, é verdade, pode ser. Mas sem as certezas (mesmo que erradas e mesmo que a um grande custo) não se anda adiante. São as certezas que fazem o mundo avançar. Cai-se no abismo de vez em quando, mas como viver e avançar sem algum tombo? Aprende-se com eles e com isso o processo avança. Se não ficamos como as pessoas que não amam para não se machucarem (o amor também é um salto no escuro, afinal). Não se machucam, mas também não vivem. Sou plenamente a favor das certezas. Sem elas, nos tornaríamos amorfos.

    ResponderExcluir
  8. Que bom que proliferam pontos de vistas vários, Newton! A dúvida a que eu me refiro é um pouco no sentido de humildade também, da gente deixar espaço para as verdades dos outros, já que não acredito em uma única verdade, para estar aberto a ouvir e talvez mudar dependendo do que ecoar aqui dentro, de não ter compromisso com o erro. Já a certeza, eu acho que a gente pode se aventurar e dar o salto mesmo sem tê-la. Não ter certeza não quer dizer ser covarde, quer dizer que a gente vai arriscar, tentar, mas sem saber 100% se outro caminho seria melhor. Isso a gente só sabe depois. Grandes certezas podem representar avanços ou tremendos retrocessos, mas cada um é cada um e desde que a pessoa se sinta bem com suas dúvidas ou certezas, tá tudo bem. E em ambos os casos há níveis e níveis, é claro.

    ResponderExcluir
  9. Sim, níveis, tem toda razão. Nada é absoluto. Pelo contrário, é dialético... Acho que toda grande certeza está carregada de dúvidas. E vai em frente apesar delas ou mesmo por causa delas. Claro que toda boa certeza incorpora as verdades dos outros, inclusive as dúvidas dos outros. A certeza a que me refiro não tem a ver com nenhum tipo de "verdade absoluta" e nem de "certeza absoluta". Penso que a nossa certeza (sobre algum assunto) vai se construindo. O que ocorre é que chega uma hora em que amadurecemos a nossa certeza (e não necessariamente é uma verdade). Nesse ponto, damos um passo a frente. A dúvida é sábia, como vc bem pontuou. Apenas tentei completar que ela será sábia desde que, no confronto das reflexões, leve a uma conclusão (ainda que momentânea e ainda que equivocada).

    ResponderExcluir
  10. Agora , penso o inverso:...Esse debate deve ser levado ao Face. Essa é uma certeza. Serão mais lidos.
    Barra, vc continua a ser uma antena: "Penso que a nossa certeza (sobre algum assunto) vai se construindo." Amei seu comentário.
    Elô

    ResponderExcluir
  11. Em "O jardineiro fiel", livro do mês de setembro, há uma passagem que aborda de forma interessante essa questão das certezas e das incertezas. Sugere que as certezas seriam inimigas naturais nas relações interpessoais, a menos que haja boa vontade ou amor entre as pessoas, o que tornaria tais certezas emblemas de coragem.

    Navegar é preciso, com certeza, todos sabem. Viver, no entanto, é muito incerto. Se as certezas nos instigam à ação, por outro lado as incertezas mais parecem ondas que quebram incessantemente nas margens do que acreditamos. No limite, certezas podem levar ao fanatismo, incertezas à esquizofrenia. Há dias incertos em que eu vago sem destino por aí, enquanto em outros estou seguro que desta vez é pra valer, achei o prumo da minha vida. Algumas de minhas certezas são arriscadas e tenho aquelas incertezas que considero necessárias. Desconfio das certezas monolíticas que caem sobre nossas cabeças desprevenidas, e me simpatizo com as incertezas sensíveis de um coração apaixonado. Só fico tranquilo quando tenho certeza que entendi o que alguém tenta me dizer apenas com o olhar.

    ResponderExcluir

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.