Fundado em 28 de Setembro de 1998

24 de abril de 2014

Clube de Leitura Jovem: A menina que roubava livros - Markus Zusak



Os jovens leitores de Niterói ganharão em breve um espaço especial para conversar sobre suas preferências literárias. O Clube de Leitura Jovem – versão teen do tradicional Clube de Leitura Icaraí – tem sua primeira edição marcada para o dia 24 de abril, às 18h, na Livraria Icaraí (Rua Miguel de Frias, 9, em Niterói). O evento é voltado preferencialmente para o público entre 13 e 18 anos, mas a participação de leitores fora desta faixa etária é permitida.
“O Clube de Leitura Icaraí é frequentado por escritores, críticos e profissionais de grande influência na literatura. Percebemos que a robustez dos discursos do grupo faz com que os jovens se sintam deslocados, uma vez que seu vocabulário é bastante diferente, descolado, sem tamanho rigor literário”, afirma o coordenador do projeto Evandro Paiva Andrade. Segundo ele, para atrair o novo público era necessário criar um clube “proibido para maiores”. Andrade enfatizou que o objetivo do Clube de Leitura Jovem não é ser pedagógico ou educacional: “Queremos conversar sobre o que os participantes gostam de ler. A voz é deles”.
A obra de inauguração do clube é o best-seller A menina que roubava livros, do australiano Markus Suzak. Ambientada na Alemanha da Segunda Guerra, a trajetória de Liesel Meminger é contada pela própria Morte que, ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, passa a seguir seus passos. Filha de uma comunista perseguida, Liesel e o irmão são enviados para um subúrbio, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. Assombrada por pesadelos, Liesel canaliza o medo e a solidão para a leitura. A versão cinematográfica da obra chegou ao Brasil em 31 de janeiro e bateu recorde nas bilheterias nacionais no fim de semana da estreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.