Fundado em 28 de Setembro de 1998

22 de março de 2014

22 de Março - Dia mundial da água

Amigos do CLIc, sendo hoje o dia mundial da água, gostaria de enviá-los o belo poema de Manuel Bandeira: "Murmúrio D'Água": Já o soube de cor e hoje só alguns versos. Sempre, me comoveu. 

Abraços.

Elenir





MURMÚRIO D'ÁGUA


Murmúrio D'Água é tão suave aos meus ouvidos...
Faz tanto bem à minha dor teu refrigério!
Nem sei passar sem teu murmúrio aos meus ouvidos,
Sem teu suave, teu afável refrigério.

Água da fonte...água do oceano...água de pranto...
Água de rio...
Água de chuva, água cantante das lavadas...
Têm para mim, todas, consolos de acalanto,
A que sorrio...

A que sorri minha cínica descrença.
A que sorri o meu opróbrio de viver.
A que  sorri o mais profundo desencanto
Do mais profundo e mais recôndito do meu ser!
Sorriem como  aqueles cegos de nascença
Aos quais Jesus de súbito fazia ver...

A minha mãe ouvi dizer que era minha ama
Tranquila e mansa.
Talvez ouvi, quando criança,
Cantigas tristes que cantou à minha cama.
Talvez por isso eu me comova  àquela mágoa.
Talvez por isso eu me comova tanto à mágoa
Do teu rumor, murmúrio d'água...
 
A meiga e triste rapariga
Punha talvez nessa cantiga
A sua dor e mais a dor de sua raça..
Pobre mulher, sombria filha da desgraça!

---  Murmúrio d'água, és a cantiga de minh'ama.


4 comentários:

  1. Dentre os sons mais preciosos, estão o murmurar das águas e dos versos que nos fazem sonhar. Daí serem tão próximos , talvez, os seus dias! Viva a Elenir, água que mata nossa sede de sonhar!

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar, cabe-me fazer uma correção no meu texto: Gostaria de enviar-lhes ... Adorei suas palavras Elô. Não havia pensado na proximidade das datas homenageando a água e a poesia que nos levam a sonhar. Com a sua sensibilidade você fez a analogia entre ambas. E eu gostei! Obrigada!
    Elenir

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Murmúrio d'água, és a cantiga de minh'ama.=Elenir...

      Excluir

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.