CLIc: uma janela aberta às mentalidades coletivas

A literary think tank

O Clube de leituras não obrigatórias

Fundado em 28 de Setembro de 1998

16 de fevereiro de 2014

Uma noite memorável (3)

Haicais de Elenir Moreira Teixeira



(Inspirados em várias leituras)


Durante o lançamento do Livro CLIc 15 anos, Elenir declamou alguns de seus belos haicais (páginas 106 e 107). Seguem abaixo para seu deleite.


Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf:

À brisa da noite,
macias pétalas curvam-se
e o jardim agita-se


Se me tocas, tremo.
Tal quel a erva no mar,
ao toque do remo.


Pequenas epifanias, de Caio Fernando Abreu:

Paisagens correrem,
pela janela do trem,
encantavam Caio.



Os sertões, de Euclides da Cunha:

No solo desértico,
as raízes se entrelaçam
e, unidas, resistem.



As nuvens, de Juan José Saer:

Tremia, o capim,
fustigado pelo vento.
O movimento único.

No gélido céu,
as estrelas coaguladas
sequer titilavam.



O tempo entre costuras, de María Dueñas

Quando, entre costuras,
não vejo o tempo passar.
Nem sinto as agruras;



A ilha sob o mar, de Isabel Allende:

Zarité, a escrava,
dançando ao som dos tambores,

7 comentários:

  1. Caros amigos, ao dizer esses haicais, emocionei-me e mudei minha opinião sobre o dizê-los. Rita já havia se referido aqui à minha opinião anterior Gostaria que vocês soubessem como ocorreu a mudança. Relatei no e-mail enviado ao CLIC.
    Abraços e obrigada por ouvir-me e ler-me.
    Elenir

    ResponderExcluir
  2. Elenir, que beleza reler seus haicais. Para mim o haicai a gente lê ou ouve e aí fica pensando nele, em tudo que sintetiza e significa. Ele não acaba quando termina, em mim fica lá ressoando. É curto, mas duradouro. E o meu preferido de todos é No solo desértico,/ as raízes se entrelaçam / e, unidas, resistem. Lindo demais. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Ah! Elenir, fiquei curiosa para saber o que a fez mudar de ideia rsrsr. Você e a Rita tem um dom especial de condensar e nos emocionar por meio de versos uma obra lida. Fazem isso lindamente. Parabéns. bjs

    ResponderExcluir
  4. Belos haicais para o meu final de dia, obrigada Elenir.

    ResponderExcluir
  5. Helenecamille, disse o motivo no e-mail remetido ao grupo -de -leitura. Como o texto é um pouquinho extenso, não o coloquei aqui.
    Agradeço a você e a Rosemary pelos comentários elogiosos.
    Beijos. Elenir

    ResponderExcluir

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.