CLIc: uma janela aberta às mentalidades coletivas

A literary think tank

O Clube de leituras não obrigatórias

Fundado em 28 de Setembro de 1998

20 de fevereiro de 2014

Próxima parada do CLIc: Salut Café Paris!




O Clube de Leitura Icaraí surgiu em outubro de 1998 como um grupo de amigos que decidiu ler o mesmo livro e se reunir posteriormente para comentá-lo. O resultado foi gratificante, então prosseguimos com a ideia. Por um ano e meio as reuniões se revezaram na casa dos participantes, depois, de 2001 a 2007, passaram à Livraria Ver & Dicto, mudando-se em 2008, a convite do vice-reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Editora da UFF, para a Livraria Icaraí, onde estamos até hoje.

Porém, embora nos reunamos dentro de uma universidade federal, e entre nós haja alguns acadêmicos, não somos um grupo acadêmico, pois, mesmo contando com o apoio da Livraria da Editora da UFF e da própria UFF, o Clube é independente e democrático aceitando a participação de todos que quiserem se integrar a ele.

Hoje nosso Clube possui membros virtuais de várias partes do país e do exterior (muito deles escritores), o que corrobora nossa proposta de não sermos apenas um grupo local, mas uma rede de leitores em torno de um interesse comum, promovendo o encontro e a troca de experiências, mostrando que a Literatura pode ser mais que um simples prazer lúdico, pode criar laços e promover o surgimento de novos autores que, inspirados em autores lidos e debatidos, ganham força para criar e expor seus próprios textos (vários membros do CLIc já foram premiados em concursos literários), tornando-se também autores de seus próprios objetos de discussão.

William Lial é poeta, cronista, ensaísta literário e mestre em Literatura Comparada. 
Reside em Fortaleza e participa virtualmente do Clube de Leitura Icaraí desde Maio de 2013.








Cristina Lebre é escritora, poeta e jornalista.  Tem dois livros publicados, o primeiro, "Olhos de Lince", lançado em 2008, de poesias, e o segundo, "Marca d'Água", de poesias e contos, sendo lançado neste primeiro semestre de 2014 em Niterói, Rio e São Gonçalo, já está à venda pelo site da editora,www.bliblioteca24horas.com

Participa também do programa de TV Café Paris, exibido semanalmente na TV O FLU, canal 12 da operadora SIM TV.  Café Paris é um programa exclusivamente dedicado à divulgação de cultura e arte feitos por pessoas de Niterói, São Gonçalo e arredores, mostrando música, poesia, literatura, fotografia, etc.  Coordenado pelos jornalistas Luiz Antonio Mello e Luiz Erthal, o programa pode também ser visto pela web no site www.programacafeparis.com.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.