Fundado em 28 de Setembro de 1998

8 de fevereiro de 2014

Clube de Leitura Icaraí lança livro para incentivar novos leitores


Depois de 15 anos e 132 obras lidas e debatidas em encontros periódicos, o Clube de Leitura Icaraí se prepara para lançar seu primeiro livro comemorativo. Construída de forma colaborativa, a brochura reúne o registro da história e do funcionamento do grupo, além de coletânea com textos inéditos assinados por seus membros. O objetivo é compartilhar experiências e incentivar a criação de novas confrarias. Clube de Leitura Icaraí: 15 anos entre livros (Editora da UFF, 208p.) tem lançamento marcado para o dia 14 de fevereiro, às 18h, na Livraria Icaraí (rua Miguel de Frias 9, anexo, Icaraí, Niterói), onde nos últimos cinco anos acontecem as reuniões do grupo.
CLUBE DE LEITURA peq“Queremos ler, debater leituras, encontrar outras pessoas com interesses afins, trocar ideias, festejar, celebrar a vida, sim, isso é tudo o que queremos!“, define Evandro de Andrade, que assina a organização do livro ao lado de Cintia Campos. Dividida em três partes principais, a obra começa com breves discussões sobre temas pertinentes, como o papel da literatura e dos livros, as diferentes formas de ler e o valor da leitura em grupo. Segue apresentando o Clube de Leitura Icaraí, sua história, a dinâmica das reuniões, os canais de comunicação (o grupo mantém um blog e está presente no Facebook e no Twitter), a escolha dos livros, o que já foi lido, os desdobramentos, os participantes, o papel do moderador e vários depoimentos de seus membros. Na segunda seção, há uma pequena amostra da produção literária inspirada em obras debatidas, que demonstra como a leitura pode desenvolver a criação de novos textos.
Antologia – Em 2013, surgiram no Clube de Leitura brincadeiras que visam à criação coletiva de textos. Através do blog foram desenvolvidas várias propostas de final para a crônica A mulher madura, de Affonso Romano de Sant´Anna, além dos contos Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim? e Um carnaval inesquecível, este último escolhido para abrir a terceira e última parte do livro. Na sequência, são publicadas as produções com tema livre, reunindo haicais, sonetos, poemas, prosas poéticas, crônicas e contos.
“Deixemos que proliferem clubes de leitura A, B, C... de todas as letras do alfabeto, deste mundo e de outros mundos! Por que não ser o nosso clube a mola propulsora desse desafio?”, convida Dília Gouveia, filósofa e professora.


Clube de Leitura Icaraí



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.