Fundado em 28 de Setembro de 1998

27 de agosto de 2013

"Nas malhas do devaneio" à venda na Gutemberg

Ou peça ao Concierge do CLIc

8 comentários:

  1. Gostei dessa parte: "Só tem uma estrutura ontológica um eu que se constrói a si mesmo. Todos os outros eus são apenas subprodutos de uma cultura que impõe seus valores e autorizam os indivíduos a pautarem a sua existência de acordo com eles."

    No mais, estou devaneando que é uma beleza, entrando e não entrando no fluxo dos pensamentos de dilia. E que, quando entro nesse rio pessoano, escorrego feito quem pisa em pedras com limo.

    ResponderExcluir
  2. Querido Concierge!
    Devaneemos, pois, nesse e noutros rios!
    Saudações Pessoanas!
    dília

    ResponderExcluir
  3. Um verdadeiro convidado surpresa esse misterioso interlocutor da narradora de "nas malhas do devaneio". Ainda vou a meio caminho na leitura mas já cuido para não alimentar muito minha curiosidade, pois desconfio de antemão que a matéria desse diálogo se desvanecerá como um devaneio remanescente, que sobrevive brevemente após cairmos nas malhas finas de nós mesmos. Mas antes devanear o que há de bom porque angústia não tá com nada. Vejam só o Luís da Silva, aprisionou o CLIc nas malhas de um silêncio preocupante.

    ResponderExcluir
  4. Agora eu descubro que a pessoa (ou seria o pessoa?) mais misteriosa nesta conversação não é outro que não o próprio "eu". Quem será ele? Um eu-outro?

    Não posso concordar com a seguinte fala de Ricardo Reis: "Valerá a pena amar o que podemos ter? Amar é querer e não ter. Amar é não ter. O que temos, temos, não amamos." Como ficaria o célebre dito popular "amo tudo que tenho"? Se me julgam encontrar-me encarcerado nessa opinião vulgar, o que fazer, se sou refém dela?

    Esse amor pessoano é muito cruel. Onde já se viu dizer que o amor é vivido sobretudo de emoção e abandono? Pura provocação! Se bem que gostei demais da continuação: "... Logo, todo o abandono, a que as emoções estão ligadas, dificultariam toda a possibilidade de consciência porquanto esta se faz essencialmente de um controle da razão sobre o sentimento."

    Que lástima, penso eu, (data vênia!)que esses pessoas descobrem num momento o que os felizes levam muito tempo a achar. Porque assim parece haver, também, cousas que os felizes sabem e que os pessoas nunca saberão. Embora não tenha certeza disso.

    Enfim, parece que estou entendendo Fernando Pessoa, o que equivale dizer que não estou entendendo coisa alguma. Será um bom começo? A proposta de dília neste livro é muito radical,atualmente incompatível com minh'alma alinhada e ordenada, minha maneira burguesa de enfrentar a angústia tão bem encarnada no Luis da Silva, magnificamente interpretada por Graciliano Ramos no livro do mês do CLIc.

    À medida que prossigo na leitura deste belo, fino e denso livro vou sendo contagiado por uma necessidade cada vez maior de me reinterpretar, de me reinventar. O que serei eu ao fim dessa trilha? Reconhecer-me-ei?

    [ ] Concierge, o ser cuja essência inexiste.

    Warning: esse livro deveria vir com tarja preta e bula advertindo sobre prescrição, posologia e efeitos colaterais.

    ResponderExcluir
  5. Marquei muitas passagens maravilhosas no livro de Dília, mas o que mais me encantou foi a forma original, criativa e didática que ela vislumbrou para nos passar grandes ensinamentos, assim leve e inteligente, para temas tão densos. Já tive oportunidade de fazer um curso com a mestra e a sensação é a mesma. Gostoso isso de poder tirar mais uma capa de ignorância de cima de mim e me sentir próxima a grandes autores, sentadinha na cadeira, ao pé da lareira, um vinho tinto na taça e muitos devaneios na cabeça...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora, vocês sabem, porque sou fã incondicional da nossa Ritinha! É que ela tem um jeito de ser e de dizer que não se permite a ela mesma deixar de revelar o que verdadeiramente pensa. Eu gosto disso.
      E, fico ansiosamente aguardando pelo seu novo livro.
      Abraços
      dília

      Excluir
  6. Achei legal a parte em que "eu" devaneava tanto a ponto de levar a taça de vinho vazia à boca.

    dilia se mostra uma exímia artista da palavra e do pensar. Uma esgrimista! Que sutileza! Que precisão!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As palavras pronunciadas pelo nosso Concierge, me fazem sentir ainda mais entusiasticamente levada para outros devaneios que estão por vir.
      Quanta responsabilidade!!!! E quanto prazer!!!!
      Abraços
      dília

      Excluir

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.