Fundado em 28 de Setembro de 1998

10 de dezembro de 2012

Somos o Clic, virtualmente


O mapa mundi mostra onde estão os participantes do Clic

Não há como deixar de reconhecer as múltiplas vantagens que a internet e suas ramificações nos trouxeram. Hoje você está quase sempre a um Clic de tudo e a distância deixou de ser um problema.Isso enriqueceu ainda mais nosso clube, que além de uma média de 30 a 40 participantes por reunião conta com algumas centenas de participantes exclusivamente virtuais.

Temos gente da França, Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Japão, Espanha, Reino Unido, Rússia, Argentina e Bélgica. No Brasil, inúmeros estados, como Rio Grande do Sul, Paraná, Pará, Espírito Santo, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, Ceará e Pernambuco marcam presença. Dentro do estado do Rio de Janeiro, também várias cidades. Uma delas é Itaperuna, situada no noroeste fluminense, de onde vem nossa amiga, figura frequente no Clube de Leitura no Facebook, nos honrar com sua participação pra lá de simpática e atenciosa. Com vocês, Sonia Salim.

By: Rita Magnago

Sonia e a filha Stella, quem primeiro descobriu o clube na rede
 
Sonia, como você ficou sabendo do Clube? Foi tudo só pela internet ou já conhecia algum participante?
Eu conheci o Clube de Leitura Icaraí há algum tempo, pela internet, através da minha filha Stella que fez a minha inclusão nos meios digitais, e da amiga, Heloisa Helena (Elô) que participava na época ativamente na comunidade do Clube de Leitura e continua até hoje movimentando e acontecendo.

Qual foi sua impressão inicial quando começou a receber os e-mails do grupo e quando aderiu ao Clube no face?
Ao ser convidada pelo Evandro a participar do Clube de Leitura eu resisti um pouco devido ao acúmulo de trabalho no blog que administro e às divulgações que faço diariamente no Twitter. Mas continuava abrindo os e-mails e lendo as participações de todos os envolvidos. E com o decorrer do tempo os comentários sobre o livro do mês vão nos instigando a querer participar do processo de leitura, então, encontrei o CLIc no Facebook e comecei timidamente a votar nos livros que eu achava interessante conhecer. E esta semana eu resolvi adquirir as obras que serão lidas nos próximos meses.

Você costuma visitar o Blog do Clic? Caso sim, o que mais te agrada nele?
Eu sigo o blog do CLIc há algum tempo e sempre que vejo atualizações entro para ler as novidades e o que mais gosto são os contos e resenhas dos livros que estão sempre em destaque. Gosto de saber também que os integrantes do clube estão publicando livros e a cada dia acrescentando novos escritores e poetas no mundo literário e com sucesso.

Sonia navegando
Como é participar dos debates dos livros através da troca de mensagens eletrônicas? Atende às suas expectativas? Fica faltando alguma coisa?
É uma riqueza enorme essa troca de experiências por e-mail porque cada pessoa contribui de uma forma diferente, uns trazem vídeos, leituras complementares, outros fazem poemas, textos, obras literárias e inúmeras contribuições que proporcionam conhecimentos e informações. Eu leio tudo porque gosto de estar atenta às novidades. O que falta é uma maior participação minha nos comentários, mas à medida que eu for participando das leituras terei condições de fazer alguma observação.


Você gostaria de fazer alguma sugestão ou enviar um recado a quem te lê agora?
Eu gostaria de fazer um convite ao Clube de Leitura Icaraí para aderir ao microblog Twitter porque há possibilidades diversas na área literária dentro de poucos caracteres. E para os que gostam de microcontos é um lugar privilegiado. E já finalizando quero deixar o meu agradecimento a todos do Clube de Leitura que nos dá um suporte maravilhoso em forma de conhecimentos. Cada frase, cada poema ou uma sugestão nos coloca de frente para o mundo em que vivemos, traz reflexão e promove transformações.

7 comentários:

  1. Boa pauta essa, gostei. E gostei de conhecer melhor a Sonia Salim, que já tem feito comentários interessantes por e-mail ou aqui no blog. Parabéns às duas! Melhor dizendo, às três!, pois a filhota esperta fez o "meio-de-campo" tecnológico. Muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! Somos ainda maior do que pensamos. A propósito,lemos no Clube um livro que foi indicação da Stella: Pequenas Epifanias, de Caio Fernando Abreu. Stella tinha mencionado o livro para mim e eu o incluí na lista de votação de determinado mês. Passou o tempo e o livro saiu da relação de indicados. Um belo dia, minha filha me pediu o livro do Caio Fernando Abreu. Lembrei que ele já tinha sido sugerido por Stella e voltei a incluí-lo na votação após comprá-lo para minha filha. Enfim, o livro venceu e foi debatido no CLIc em Dezembro de 2011. Olha a Stella de novo aí na foto com a mammy! O mundo dá voltas e a gente se encontra de novo no CLIc!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom saber que a participação virtual é cada vez mais valorizada e que confere ao CLIC uma excelente qualidade nos debates. Um beijinho a Sonia Salim e a todos que estão na rede por um mundo cheiinho de leitores.

    ResponderExcluir
  4. Excelente Soniaaaa, uma delícia na verdade! Virarei Habituè

    ResponderExcluir
  5. Quero agradecer a Rita Magnago pelo carinho da entrevista. E também ao Novaes, Lilian, Diniz Neto, Marcello e a todos os amigos que estiveram aqui no CLIc, CLUBE DE LEITURA ICARAÍ, para visitar e conhecer esse espaço maravilhoso.

    Ah, eu queria que a “unknown” tivesse assinado, pois fiquei curiosa por conhecê-la (o). Quero dizer que a Stella foi o primeiro caminho que segui. Não deveria ter sido o contrário? Por isso eu amo interagir!

    Agradecendo e recebendo no Twitter os novatos (ou não) para que possa haver uma interação maravilhosa e surpreendente entre nós.

    O CLIc já está a todo vapor! É só seguir >> @clicuff

    Sinceros abraços!

    Sonia Salim

    ResponderExcluir

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.