Fundado em 28 de Setembro de 1998

13 de dezembro de 2012

Escritores mais conhecidos por seus pseudônimos

"Por acaso alguém aqui já ouviu falar em Eric Blair, Charles Dodgson, Ricardo Basoalto, Samuel Clemens ou Henri-Marie Beyle? Não? Tem certeza? Talvez você já tenha até lido algum livro dessas pessoas. É que alguns escritores ficaram mais conhecidos por seus pseudônimos do que por seus próprios nomes, vamos lá:

José Airton Dalass Coteg Sousa Ribeiro Dasciqunta Ribamar Ferreira

1º - George Orwell

Nome Verdadeiro: Eric Arthur Blair


2º - Lewis Carroll

Nome Verdadeiro: Charles Lutwidge Dodgson

3º - Mark Twain


Nome Verdadeiro: Samuel Langhorne Clemens


4º - Pablo Neruda

Nome Verdadeiro: Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto

O poeta chileno resolveu adotar o pseudônimo Pablo Neruda em homenagem ao escritor checo Jan Nepomuk Neruda. Posteriormente, o escritor conseguiu na justiça a modificação de seu nome para o pseudônimo que usou durante toda a sua vida.


5º - Stendhal

Nome Verdadeiro: Henri-Marie Beyle

Stendhal foi o apenas um e o mais famoso dos pseudônimos usados pelo escritor francês Henri-Marie Beyle. Conhecido mundialmente pela obra O Vermelho e o Negro, o autor não gozou de muita popularidade em vida, somente sendo reconhecido – como ele próprio previra -, no início século XX.


6º - Ferreira Gullar

Nome Verdadeiro: José Ribamar Ferreira

Segundo o próprio autor: "Gullar é um dos sobrenomes de minha mãe, o nome dela é Alzira Ribeiro Goulart, e Ferreira é o sobrenome da família, eu então me chamo José Airton Dalass Coteg Sousa Ribeiro Dasciqunta Ribamar Ferreira; mas como todo mundo no Maranhão é Ribamar, eu decidi mudar meu nome e fiz isso, usei o Ferreira que é do meu pai e o Gullar que é de minha mãe, só que eu mudei a grafia porque o Gullar de minha mãe é o Goulart francês; é um nome inventado, como a vida é inventada eu inventei o meu nome".


7 º - Miguel Torga

Nome Verdadeiro: Adolfo Correia da Rocha

Miguel Torga foi um dos maiores escritores portugueses do século passado. O pseudônimo famoso foi criado aos 27 anos. O “Miguel” é uma deferência aos escritores espanhóis Miguel de Cervantes e Miguel de Unamuno. O “Torga”, por sua vez, é uma planta brava da montanha, que nasce sobre as rochas.


8º - Anne Rice

Nome Verdadeiro: Howard Allen O'Brien

Anne Rice é uma escritora estadunidense famosa pelos seus livros sobre vampiros, como, por exemplo, as obras Entrevista com o Vampiro e A Rainha dos Condenados, ambos já adaptados para o cinema. A própria autora escolheu “Anne” como primeiro nome, ao entrar na escola. O “Rice” decorre do sobrenome do seu primeiro marido, o também escritor Stan Rice.


9º - George Sand

Nome Verdadeiro: Amandine Aurore Lucile Dupin

George Sand foi uma escritora francesa, considerada por muitos como uma das precursoras do movimento feminista. O pseudônimo foi lhe dado pelo o escritor Jules Sandeau, um de seus inúmeros amantes.


10º - Voltaire

Nome Verdadeiro: François Marie Arouet

Voltaire foi um dos maiores pensadores iluministas. Passou a história pelas críticas que fez aos regimes absolutistas europeus, bem como pelas duras críticas a Igreja Católica. Um dos maiores críticos de toda história da Igreja Católica, o escritor, por ironia do destino (ou desejo de sua família) foi enterrado na Abadia de Scellieres. Após a Revolução Francesa, contudo, seu corpo foi levado para o Panteão de Paris, onde permanece até hoje."



11º - novaes/


Nome verdadeiro: Newton Barra

Vencedor do Premio UFF de Literatura 2011 - categoria Conto. Integra o clube de leitura Icaraí desde Fevereiro de 2011.




12º - Gabriela Mistral


Nome Verdadeiro: Lucila de Maria del Perpeturo Socorro Godoy Alcayaga. 


Nasceu em 07-04-1889 no Chile e morreu em Nova Iorque em 10-01-1957. Foi agraciada com o Nobel de Literatura em 1945 



13º - Georgia



Nome Verdadeiro: ... (to be continued)





3 comentários:

  1. Karen Christence! Conhecida como Isak Dinesen.

    ResponderExcluir
  2. Evandro, muito legal essa postagem. Curiosidades que revelam um pouco da alma dos escritores. Eu conhecia alguns pseudônimos, outros não tinha a menor ideia, agora o 11º,é um caso muito sério mesmo, rsrsrs.

    ResponderExcluir
  3. Excelente ideia, Evandro e Cíntia. Assim, a gente conhece melhor os escritores, como disse Rita. Eu só conhecia os nomes verdadeiros do 4º, do 6º e do 11º. Como aprendemos neste CLIC!
    Elenir

    ResponderExcluir

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.